O Hospital Distrital de Santarém (HDS) esteve em destaque na Sessão de Boas Práticas do 37º Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE Business School, em Lisboa, que teve lugar a 9 de Junho, tendo sido apresentados diversos projectos de boas-práticas em curso na unidade hospitalar.

Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, começou por efectuar uma apresentação do hospital, destacando as áreas de diferenciação, os investimentos feitos e os projectos para o futuro.

Por sua vez, Yahia Abuowda, responsável pela Unidade de Hospitalização Domiciliária, fez um balanço do projeto que lidera e que completa este mês de Junho dois anos.

Já o director do Serviço de Pneumologia do HDS, Gustavo Coimbra dos Reis, falou sobre a telemonitorização de casos de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e de doentes com insuficiência cardíaca, projectos recentemente implementados que envolvem um conjunto de doentes que são seguidos à distância nas suas próprias casas.

Abordou ainda o acompanhamento a médio e longo prazo dos doentes covid por uma equipa multidisciplinar constituída por clínicos das especialidades de Medicina Interna, Pneumologia, Cardiologia, Fisiatria e Infeciologia, num esquema de One Day Clinic.

A enfermeira Carla Ferreira, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, centrou a sua apresentação nas oficinas inclusivas, que visam dar respostas de inclusão socioprofissional e a desmistificação da barreira do estigma associado à doença mental.

Por fim, o enfermeiro Jorge Martins focou as potencialidades do SClinico, sistema informático desenvolvido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) para as instituições do Serviço Nacional de Saúde.

Leia também...
Foto de arquivo

Utentes do Médio Tejo organizam vigílias por cuidados de saúde de proximidade

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo vai realizar na…
Foto de arquivo

Projecto “Médicos Mais Perto” suprime carência de cuidados primários em Marinhais

O projecto “Médicos Mais Perto”, a decorrer em Marinhais, concelho de Salvaterra…

Vacinados deixam de precisar de testes em eventos desportivos, culturais e familiares

As pessoas com esquema vacinal completo há mais de 14 dias deixam…

Utente do Hospital de Santarém cria livro digital de apoio ao luto parental

Cíntia Michaelsen, utente do Hospital Distrital de Santarém (HDS), criou um livro…