O Dia Mundial da Radiologia, que se comemora hoje, é este ano dedicado à Radiologia de Intervenção. O Hospital Distrital de Santarém assinala a efeméride apontado o impacto desta área hospitalar nos utentes.

Pedro Marinho Lopes, médico, especialista em Radiologia do HDS, explica que “a Radiologia de Intervenção é uma área de diferenciação, dentro do universo da Radiologia, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de várias patologias de um modo minimamente invasivo, com recurso a técnicas de imagem”.

Por outro lado, acrescenta, “a microinvasividade permite menor risco de complicações, tratamento de doentes com mais comorbidades e internamentos de menor duração”.

Segundo o especialista, os procedimentos realizados no âmbito da Radiologia de Intervenção podem dividir-se em diagnósticos, sobretudo biópsias orientadas por técnicas de imagem (ecografia, fluroscospia, tomografia computorizada e ressonância magnética) e procedimentos terapêuticos.

Pedro Marinho Lopes explica que há diversas técnicas disponíveis, destacando-se as drenagens percutâneas, as termoablações percutâneas (já incluídas por exemplo nas guidelines do tratamento de hepatocarcinoma e dos tumores de células renais) e as técnicas de embolização endovascular (seja no contexto de tratamento de neoplasias, seja no contexto de tratamento de hemorragia ativa).

Em Portugal, salvo algumas excepções, a Radiologia de Intervenção está disponível sobretudo nos grandes centros hospitalares e em algumas instituições privadas. No HDS, o Serviço de Imagiologia, cuja direcção está a cargo de Isabel Sapeira, há mais de duas décadas que tem disponível para os seus doentes algumas técnicas de Radiologia de Intervenção, nomeadamente biópsias e drenagens.

Leia também...

Hospital de Santarém avaliado com excelência clínica em seis áreas

Pelo Sistema Nacional de Avaliação em Saúde.

Colheita de sangue no Campus de Saúde da Misericórdia de Vila Franca de Xira reforça solidariedade social

A segunda colheita de sangue no Campus de Saúde da Misericórdia de Vila Franca de Xira (MVFX), organizada em parceria com a Associação de…

Foco de gripe das aves interdita acesso ao parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha

A autarquia de Vila Nova da Barquinha, em articulação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), decidiu interditar o acesso ao parque ribeirinho…

Mais de metade dos doentes continuam com sintomas de Covid-19 seis meses após alta hospitalar

Um estudo divulgado esta segunda-feira, 10 de Maio, conclui que 60 por cento dos doentes hospitalizados com covid-19 continuam com pelo menos um sintoma…