O Tribunal de Santarém condenou a 19 anos de prisão o homem que atropelou mortalmente o proprietário de uma escola de condução de Torres Novas que tentava evitar o furto da sua viatura em Março de 2019.

O acórdão, depositado no passado dia 28 de Março pelo colectivo de juízes, em virtude das medidas decorrentes do estado de emergência pela covid-19, e a que a Lusa teve hoje acesso, considerou provado que Edgar Duarte agiu “de forma perversa e censurável” na madrugada de 18 de Março de 2019, quando acelerou a viatura em direcção à vítima, provocando-lhe várias lesões que foram causa directa da morte.

O colectivo determinou ainda o pagamento de uma indemnização aos dois filhos da vítima, actualmente com 17 e 22 anos, no valor 221.600 euros.

O tribunal considerou que ficou provado durante o julgamento que Edgar Duarte, 38 anos, foi, com Tiago Alves, de 22 anos – o outro arguido no processo, condenado a dois anos e seis meses de prisão por furto qualificado -, até à Lamarosa, no concelho de Torres Novas, com o objectivo de furtarem uma viatura.

Ambos se deslocaram num veículo igualmente furtado, mas cujo proprietário desistiu da queixa, tendo Edgar entrado na carrinha da vítima, que estava parada à porta da casa de um amigo deste e com a chave na ignição.

Alertado pelo amigo, o proprietário da viatura saiu para o exterior da casa quando Edgar fazia marcha-atrás, colocando-se à frente do veículo na tentativa de impedir a inversão de marcha.

O arguido acelerou então em direcção à vítima, atropelando-o e pondo-se em fuga, acabando por abandonar a viatura no Entroncamento, a mesma cidade onde Tiago havia deixado o outro veículo, lê-se no acórdão.

A vítima, de 50 anos, que possuía uma escola de condução e se dedicava ainda à venda de viaturas e de peças para automóveis, acabou por morrer no local.

Detido em Abril de 2019, Edgar Duarte – que, além do crime de homicídio qualificado, foi condenado por um crime de furto qualificado – encontra-se no estabelecimento prisional de Caxias (Oeiras, distrito de Lisboa) desde 17 de maio de 2019.

Leia também...

Autarca de Coruche vai pedir fecho de escola frequentada por aluna infectada

O presidente da Câmara de Coruche disse esta quarta-feira, 11 de Março,…

Homem detido por tentar matar primo com faca

Um homem de 33 anos foi detido por tentativa de homicídio, na…

Suspeitos de tentativa de violação de três mulheres em Santarém presos preventivamente

Dois homens, residentes no Entroncamento, indiciados da prática de um crime de…

Caçadores reúnem-se domingo em Santarém para pedir mudanças na lei das armas

A Federação Portuguesa de Caça vai pedir domingo, aos deputados convidados a…