Mação não vai disponibilizar tradicionais pinheiros de natal devido aos incêndios

A Câmara Municipal de Mação decidiu não distribuir no Natal os tradicionais pinheiros naturais resultantes da limpeza da floresta, como tem vindo a fazer ao longo dos anos, devido à devastação de cerca de 90% da floresta do concelho nos incêndios de 2017 e 2019.

Numa nota publicada, a autarquia explica que a situação acontece por não existirem “áreas verdes significativas onde seja possível efectuar este tipo de operação”.

A oferta por parte do município acontece desde 2007 e tem por objectivo sensibilizar os proprietários para a limpeza da floresta, com a necessidade da retirada de árvores em excesso. Para além da sensibilização, esta era uma forma de particulares e comerciantes de todo o concelho enfeitarem uma árvore de Natal à sua porta, assinalando assim a quadra e conferindo um outro brilho às ruas e localidades.

Apesar desta medida a autarquia diz esperar “retomar, quando tal for possível, esta tradição que já tem mais de uma década no nosso município” e adianta que está a preparar a quadra natalícia com diversas actividades para abrilhantar o concelho.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS