Um homem, de 60 anos de idade, foi detido pela GNR de Pernes em flagrante delito esta quarta-feira, 18 de Agosto, pelo crime de caça ilegal e captura de pintassilgos, na freguesia da Casével, concelho de Santarém.

Segundo o Comando Territorial de Santarém, durante uma acção de patrulhamento em área florestal direccionada para a fiscalização da actividade de caça, os militares da Guarda detectaram o suspeito numa zona de cultivo de cereais, a caçar pintassilgos, uma espécie não cinegética, utilizando redes, canas, chamarizes e gaiolas.

O suspeito imediatamente detido pelas autoridades, que devolveram 39 pintassilgos à natureza, quatro dos quais estavam a ser utilizados como chamarizes. No mercado paralelo estes animais podem chegar a um valor de 40 euros cada.

A GNR apreendeu ao suspeito uma rede de tombo com cerca de 3 metros quadrados, três chamarizes electrónicos, um martelo, 22 pregos, duas caixas de transporte de pássaros ou gaiolas, uma corda com 50 metros, um par de luvas, três estacas de madeira, um banco de sentar, um frasco de repelente de insectos, um saco de transporte e dois sacos de braçadeiras de plástico.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Santarém. Esta acção contou com o reforço de uma Equipa de Proteção Florestal do Destacamento da Territorial de Santarém.

Leia também...

Município de Santarém transfere 117 mil euros para Juntas de Freguesia

No âmbito da “Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro”, que estabelece…

297 casos positivos de Covid-19 confirmados e 19 pessoas recuperadas no distrito de Santarém

O distrito de Santarém atingiu no domingo, 12 de Abril, 297 casos…

Perigo de derrocada de casa devoluta fecha rua no Centro Histórico de Santarém

A queda de parte de uma fachada de uma casa devoluta na…

Distrito de Santarém em alerta vermelho devido ao risco de incêndio

A Proteção Civil decidiu colocar, no domingo, em estado de alerta especial…