Um homem, residente em Alcanhões, concelho de Santarém, foi detido e outros sete foram constituídos arguidos por suspeita de crimes de violação de direitos do autor, burla informática agravada e falsidade informática, por difusão de conteúdos televisivos codificados.

Em comunicado, a Polícia Judiciária adianta que a operação “Onda Partilhada” foi realizada através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica – UNC3T, num inquérito tutelado pelo Ministério Público do Cartaxo.

De acordo com a PJ, o grupo dedicava-se à comercialização de retransmissão ilícita de conteúdos codificados geralmente transmitidos para difusão televisiva, só acessível licitamente por contrato.

“O detido assumia um papel central na organização, garantindo e manutenção da rede tecnológica agora desmantelada, que actuava numa extensa área no centro do país”, refere a PJ.

Os suspeitos, com base no ‘modus operandi’ conhecido como ‘card sharing’ ou ‘air-sharing’, “conseguiam criar e manter uma actividade mercantil do acesso, descodificação e posterior difusão ilícita de conteúdos televisivos, provocando lesão patrimonial elevada nos operadores qualificados e licenciados para o efeito”.

No âmbito da operação, a PJ apreendeu meios informáticos essenciais à infra-estrutura da prática dos crimes em investigação.

A PJ diz ainda que a investigação prossegue para identificação do modo de actuação do grupo e para determinar a extensão deste tipo de criminalidade.

O detido será presente a primeiro interrogatório judicial, para efeitos de aplicação de medida de coacção.

Leia também...

Homem desaparecido desde domingo em Abrantes encontrado sem vida no Tejo

Um homem de 79 anos que estava desaparecido desde domingo na aldeia ribeirinha do Pego, em Abrantes, distrito de Santarém, foi encontrado morto na…

Detido em flagrante por furto de metais não preciosos na Golegã

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Golegã, ontem, dia 01 de Outubro, deteve em flagrante delito, um homem…

Cantora portuguesa Linda de Suza morre aos 74 anos

A cantora Linda de Suza, intérprete de êxitos como “Um Português”, morreu hoje, aos 74 anos, vítima de covid-19, anunciou o agente à agência…

Nasceu a Associação de Vizinhos de Marvila

Foi fundada este sábado, dia 7, a Associação de Vizinhos de Marvila, numa Assembleia Constituinte realizada em ambiente informal na pastelaria Bijou 3, em…