Um homem, residente em Alcanhões, concelho de Santarém, foi detido e outros sete foram constituídos arguidos por suspeita de crimes de violação de direitos do autor, burla informática agravada e falsidade informática, por difusão de conteúdos televisivos codificados.

Em comunicado, a Polícia Judiciária adianta que a operação “Onda Partilhada” foi realizada através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica – UNC3T, num inquérito tutelado pelo Ministério Público do Cartaxo.

De acordo com a PJ, o grupo dedicava-se à comercialização de retransmissão ilícita de conteúdos codificados geralmente transmitidos para difusão televisiva, só acessível licitamente por contrato.

“O detido assumia um papel central na organização, garantindo e manutenção da rede tecnológica agora desmantelada, que actuava numa extensa área no centro do país”, refere a PJ.

Os suspeitos, com base no ‘modus operandi’ conhecido como ‘card sharing’ ou ‘air-sharing’, “conseguiam criar e manter uma actividade mercantil do acesso, descodificação e posterior difusão ilícita de conteúdos televisivos, provocando lesão patrimonial elevada nos operadores qualificados e licenciados para o efeito”.

No âmbito da operação, a PJ apreendeu meios informáticos essenciais à infra-estrutura da prática dos crimes em investigação.

A PJ diz ainda que a investigação prossegue para identificação do modo de actuação do grupo e para determinar a extensão deste tipo de criminalidade.

O detido será presente a primeiro interrogatório judicial, para efeitos de aplicação de medida de coacção.

Leia também...

Declaração de utilidade Pública permite execução da empreitada de consolidação da Encosta de Santa Margarida

A Declaração de utilidade Pública, solicitada pela Câmara Municipal de Santarém e autorizada pela Direcção-Geral das Autarquias Locais, vai permitir a conclusão do processo…

Mercado Ribeirinho de Abrantes procura valorizar o rio Tejo

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai realizar nos dias 16 a 18 de Maio, o Mercado Ribeirinho de…

Santarém transformada em Reino de Natal

O tão aguardado Reino de Natal foi hoje inaugurado, ao final da tarde, trazendo alegria e magia à cidade. O Centro Histórico de Santarém…

Estado continua a pagar em 2025 salários dos antigos trabalhadores da Central do Pego

Os antigos trabalhadores da Central Termoelétrica do Pego, onde a produção de eletricidade a partir do carvão encerrou em 2021, vão continuar a receber…