Um homem, residente em Alcanhões, concelho de Santarém, foi detido e outros sete foram constituídos arguidos por suspeita de crimes de violação de direitos do autor, burla informática agravada e falsidade informática, por difusão de conteúdos televisivos codificados.

Em comunicado, a Polícia Judiciária adianta que a operação “Onda Partilhada” foi realizada através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica – UNC3T, num inquérito tutelado pelo Ministério Público do Cartaxo.

De acordo com a PJ, o grupo dedicava-se à comercialização de retransmissão ilícita de conteúdos codificados geralmente transmitidos para difusão televisiva, só acessível licitamente por contrato.

“O detido assumia um papel central na organização, garantindo e manutenção da rede tecnológica agora desmantelada, que actuava numa extensa área no centro do país”, refere a PJ.

Os suspeitos, com base no ‘modus operandi’ conhecido como ‘card sharing’ ou ‘air-sharing’, “conseguiam criar e manter uma actividade mercantil do acesso, descodificação e posterior difusão ilícita de conteúdos televisivos, provocando lesão patrimonial elevada nos operadores qualificados e licenciados para o efeito”.

No âmbito da operação, a PJ apreendeu meios informáticos essenciais à infra-estrutura da prática dos crimes em investigação.

A PJ diz ainda que a investigação prossegue para identificação do modo de actuação do grupo e para determinar a extensão deste tipo de criminalidade.

O detido será presente a primeiro interrogatório judicial, para efeitos de aplicação de medida de coacção.

Leia também...

Encarregados de educação apresentam queixa por assédio sexual contra professor da escola D. João II

Notícia publicada na edição impressa de 20 de Janeiro do Correio do Ribatejo Pelo menos oito encarregados de educação de uma turma da Escola…

Aviso laranja até ao final do dia em seis distritos por causa da chuva e trovoada

O aviso laranja por causa da chuva e trovada foi estendido até ao final do dia de hoje nos distritos de Braga, Bragança, Viseu,…

Governo nomeia ex-secretário de Estado do Emprego Octávio de Oliveira para a Segurança Social

 Octávio Félix de Oliveira é o novo presidente do Instituto de Segurança Social, anunciou hoje o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS),…

Obras na EN 365-4 entre Pernes e Malhou

A Estrada Nacional (EN) 365-4 que liga Pernes a Malhou está em obras de melhoramento desde o passado dia 6 de Fevereiro. Segundo a…