O Professor Doutor Vítor Serrão foi homenageado por familiares e amigos, este sábado, em Santarém, em comemoração da recente nomeação reitoral que lhe foi atribuída para Professor Catedrático Emérito da Universidade de Lisboa, por ocasião do seu recente aniversário, e da entrega da Medalha de Mérito Cultural que no passado dia 4 lhe foi conferida pelo Ministério da Cultura.  

A iniciativa, coordenada pela historiadora Maria Emília Vaz Pacheco que apresentou o homenageado, contou ainda com intervenções de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém; de Maria João Neto, Professora Associada com Agregação no Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; de Fernando Baptista Pereira, Professor Associado com Agregação na Faculdade de Belas Artes; Doutor Pedro Canavarro e de Vítor Serrão que, no final, agradeceu a presença de todos.

“Vejo-me como Scalabitano de raiz e de futuro”, afirmou, salientando ainda o papel do historiador de arte como alguém que “reabre o diálogo que o tempo interrompeu”, num “território de partilha infinita”.

A concluir, Vítor Serrão disse querer continuar a ser um “militante de memórias”, agora bem mais próximo de Santarém, cidade onde passou a viver.

Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão nasceu em Toulouse a 28 de Dezembro de 1952, tendo passado parte significativa da sua vida em Santarém, onde tem as suas raízes familiares, quer do lado paterno, quer do lado materno.

A iniciativa contou ainda com a participação do Grupo Guitarra e Canto de Coimbra do Centro Cultural Regional de Santarém num momento musical dedicado ao homenageado.

Fotos: Emoção de Imagens/Vítor Lopes

(Ler notícia desenvolvida na edição impressa do Correio do Ribatejo de 12 de Janeiro de 2024).

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…