As visitas a doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), suspensas desde 15 de Janeiro, são retomadas terça-feira, 16 de Março, e passam a ser permitidas em dois dias da semana, às terças e domingos, anunciou hoje a administração.

Em nota de imprensa, o CHMT indica que a reabertura das visitas, “sujeitas a horário fixo, pré-definido”, entra em vigor no dia 16 de Março nos hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém, e decorre em “consequência da redução de números de casos de infecção por SARS-CoV-2”.

Neste anunciado retorno das visitas aos doentes do CHMT, às terças-feiras e domingos, “é apenas permitida uma visita por doente internado, tendo cada visita a duração de 30 minutos”, sendo que, nesta fase, “os únicos doentes que permanecem sem visitas em enfermarias são os doentes covid-19”, pode ler-se na mesma informação.

Reservando o “direito de suspender ou de modificar imediatamente o programa de retoma de visitas” caso as circunstâncias pandémicas a isso obriguem, o Conselho de Administração do CHMT faz ainda notar que “só são permitidas visitas de maiores de 18 anos e os visitantes têm de cumprir com todas as normas de segurança e higienização em vigor”.

PUBLICIDADE

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo tinha suspendido em 15 de Janeiro as visitas aos doentes internados nos hospitais que gere em Abrantes, Tomar e Torres Novas, devido ao “fortíssimo aumento dos casos de contágio” pelo novo coronavírus que se verificava na altura.

Antes, no final de Outubro, o CHMT já havia restringido ao domingo, e por um período máximo de 30 minutos, as visitas a doentes internados nos hospitais deste centro hospitalar, uma alteração também justificada na ocasião pelo “aumento exponencial do número de casos de infecção por SARS-CoV-2 associado ao número de óbitos”.

Constituído pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, separadas geograficamente entre si por cerca de 30 quilómetros, o CHMT funciona em regime de complementaridade de valências, abrangendo uma população na ordem dos 260 mil habitantes de 11 concelhos do Médio Tejo, Vila de Rei (distrito de Castelo Branco), e ainda dos municípios de Gavião e Ponte de Sor (distrito de Portalegre).

PUBLICIDADE
Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Tratamento do cancro da mama no HDS novamente reconhecido a nível internacional

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) viu renovada…