As novas instalações das Consultas Externas e do serviço de Gastroenterologia do Hospital de Abrantes, um investimento de 1,8 milhões de euros, entraram hoje em funcionamento, anunciou o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

Em comunicado, a administração daquele centro hospitalar, que agrega as unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas dá conta que, “após profundas obras de renovação, orçadas em 1,8 milhões de euros, entrou hoje em funcionamento o novo Serviço das Consultas Externas e Exames de Gastrenterologia da Unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT)”.

O espaço, localizado no terceiro piso da Unidade Abrantes do CHMT, no espaço ocupado pelo antigo centro de saúde, está agora “dotado de modernas instalações e equipamentos que oferecem condições técnicas e de conforto otimizadas para os profissionais de saúde e para os utentes”, salienta o CHMT.

O novo Serviço das Consultas Externas e Exames de Gastrenterologia “desenvolve-se ao longo de mil metros quadrados”, sendo constituído por 12 gabinetes de consulta, duas salas de tratamentos, três salas de exames de Gastroenterologia, uma sala cirúrgica, espaço de recobro e hospital de dia, a par de zonas de apoio.

A entrada para os utentes é efetuada através do piso dois do hospital de Abrantes, junto ao Serviço de Urgência, pelas escadas e/ou elevador, pode ler-se na nota informativa, tendo feito notar que a empreitada decorreu “sem atrasos”.

As obras “decorreram sem atrasos, nos últimos dez meses, conforme o calendário anunciado”, indicou a instituição hospitalar.

Em 30 de setembro de 2022, na apresentação da obra, o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Casimiro Ramos, afirmou à Lusa que a empreitada apresentava um “prazo de execução estimado de 10 meses” e que as obras iriam “decorrer num perímetro desativado, sem provocar constrangimentos para os utentes ou para a atividade programada”.

“Esta obra é extremamente importante para a prestação de cuidados de saúde à população em regime de ambulatório, com a concentração dos serviços de saúde ambulatórios num mesmo local, mas permite, paralelamente, a ampliação do Serviço da Urgência Médico-Cirúrgica de Abrantes”, afirmou Casimiro Ramos.

O CHMT lembra ainda, na nota informativa, que “as três unidades hospitalares que compõem o CHMT bateram em 2022 recordes assistenciais na área das consultas externas de especialidade”, tendo sido realizadas “179.349 consultas, um aumento expressivo de mais 12.387 consultas comparativamente com o ano anterior”.

Constituído pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, separadas geograficamente entre si por cerca de 30 quilómetros, o CHMT funciona em regime de complementaridade de valências, abrangendo uma população na ordem dos 266 mil habitantes de 11 concelhos do Médio Tejo, a par da Golegã, da Lezíria do Tejo, Vila de Rei, de Castelo Branco, e ainda dos municípios de Gavião e Ponte de Sor, ambos de Portalegre.

Leia também...

Unidade de Senologia do HDS organiza Encontro “Prevenir é Vencer” na Escola Superior de Saúde

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai realizar um encontro entre os profissionais de saúde da unidade, as utentes, seus…

Surto no CRIAL atinge todos os utentes residentes e já provocou um óbito

O Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) tem um surto activo de covid-19 que atingiu todos os utentes da Unidade Residencial da instituição…

Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Alcanhões celebraram 33 anos

O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Alcanhões celebrou 33 anos no dia 16 de Abril. Diogo Gomes, Vereador da Câmara Municipal de…

Glória do Ribatejo e Granho já tem Espaço do Cidadão

O Espaço do Cidadão de Glória do Ribatejo e Granho, localizado na Avenida Estados Unidos da América, no edifício da junta de freguesia, abriu…