As novas instalações das Consultas Externas e do serviço de Gastroenterologia do Hospital de Abrantes, um investimento de 1,8 milhões de euros, entraram hoje em funcionamento, anunciou o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

Em comunicado, a administração daquele centro hospitalar, que agrega as unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas dá conta que, “após profundas obras de renovação, orçadas em 1,8 milhões de euros, entrou hoje em funcionamento o novo Serviço das Consultas Externas e Exames de Gastrenterologia da Unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT)”.

O espaço, localizado no terceiro piso da Unidade Abrantes do CHMT, no espaço ocupado pelo antigo centro de saúde, está agora “dotado de modernas instalações e equipamentos que oferecem condições técnicas e de conforto otimizadas para os profissionais de saúde e para os utentes”, salienta o CHMT.

O novo Serviço das Consultas Externas e Exames de Gastrenterologia “desenvolve-se ao longo de mil metros quadrados”, sendo constituído por 12 gabinetes de consulta, duas salas de tratamentos, três salas de exames de Gastroenterologia, uma sala cirúrgica, espaço de recobro e hospital de dia, a par de zonas de apoio.

A entrada para os utentes é efetuada através do piso dois do hospital de Abrantes, junto ao Serviço de Urgência, pelas escadas e/ou elevador, pode ler-se na nota informativa, tendo feito notar que a empreitada decorreu “sem atrasos”.

As obras “decorreram sem atrasos, nos últimos dez meses, conforme o calendário anunciado”, indicou a instituição hospitalar.

Em 30 de setembro de 2022, na apresentação da obra, o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Casimiro Ramos, afirmou à Lusa que a empreitada apresentava um “prazo de execução estimado de 10 meses” e que as obras iriam “decorrer num perímetro desativado, sem provocar constrangimentos para os utentes ou para a atividade programada”.

“Esta obra é extremamente importante para a prestação de cuidados de saúde à população em regime de ambulatório, com a concentração dos serviços de saúde ambulatórios num mesmo local, mas permite, paralelamente, a ampliação do Serviço da Urgência Médico-Cirúrgica de Abrantes”, afirmou Casimiro Ramos.

O CHMT lembra ainda, na nota informativa, que “as três unidades hospitalares que compõem o CHMT bateram em 2022 recordes assistenciais na área das consultas externas de especialidade”, tendo sido realizadas “179.349 consultas, um aumento expressivo de mais 12.387 consultas comparativamente com o ano anterior”.

Constituído pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, separadas geograficamente entre si por cerca de 30 quilómetros, o CHMT funciona em regime de complementaridade de valências, abrangendo uma população na ordem dos 266 mil habitantes de 11 concelhos do Médio Tejo, a par da Golegã, da Lezíria do Tejo, Vila de Rei, de Castelo Branco, e ainda dos municípios de Gavião e Ponte de Sor, ambos de Portalegre.

Leia também...

Rede de Museus do Médio Tejo reuniu em Tomar

Realizou-se em Tomar, a 28 de Março, Dia Nacional dos Centros Históricos, a 26ª reunião da Rede Museus de Médio Tejo (RMMT), tendo os…

Creche Municipal “Largo do Conde” foi inaugurada hoje

Almeirim inaugurou hoje, 5 de Maio, a primeira creche municipal, um dos primeiros equipamentos deste género no país. A Creche Municipal “Largo do Conde”…

Sónia Sanfona reitera confiança no comandante dos Bombeiros Municipais de Alpiarça

A presidente da Câmara Muncipal de Alpiarça, Sónia Sanfona, reitera a confiança no comandante dos Bombeiros Municipais do concelho, e afirma que não vai…

CIM da Lezíria, Médio Tejo e Oeste saúdam anúncio de proposta de NUT II pelo Governo

As comunidades intermunicipais da Lezíria, Médio Tejo e Oeste saúdam o anúncio da proposta de criação da nova NUT (Nomenclatura das Unidades Territoriais para…