Mais de 3.400 operacionais, com a ajuda de 30 meios aéreos, combatiam às 17:00 de hoje 60 incêndios rurais no país, com destaque para o fogo que deflagrou no sábado em Odemira, segundo a página da Proteção Civil.

No total, pouco depois das 16:30 combatiam 60 fogos (13 florestais, 43 em mato e quatro agrícolas) mais de mil veículos e 3.425 operacionais, além dos 30 meios aéreos, especificava a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) no ‘site’.

No combate ao fogo que no sábado à tarde deflagrou em povoamento florestal em São Teotónio, Odemira, no distrito de Beja, estavam cinco meios aéreos, 796 operacionais e 253 veículos. As chamas tinham já chegado, tal como no domingo, ao distrito de Faro, afetando o concelho de Aljezur.

Dois meios aéreos, 112 operacionais e 40 veículos combatiam um fogo em mato para o qual foi dado alerta hoje, às 13:45, em Lordelo, Paredes, na Área Metropolitana do Porto.

Em São Cristóvão de Nogueira, no concelho de Cinfães (distrito de Viseu), estava em curso desde cerca das 12:40 um incêndio em mato que ocupava dois meios aéreos, 67 operacionais e 17 veículos.

Um outro incêndio em Bordeira, Aljezur, com início pelas 14:00 de hoje, mantinha um meio aéreo, 51 homens e 15 veículos, e em Arrabal, Leiria, um fogo em povoamento florestal, desde cerca das 12:40, ocupava quatro meios aéreos, 109 operacionais e 30 veículos.

O incêndio em povoamento florestal que deflagrou na passada sexta-feira em Carrascal-Sarzedas, em Castelo Branco, na Beira Baixa, continuava em resolução pelas 17:00, ocupando, contudo, dois meios aéreos, 695 operacionais e 239 veículos nas operações de rescaldo.

Também em resolução estava outro incêndio em povoamento florestal, que deflagrou no domingo, pouco depois das 17:00, em Casal Menino, Matas e Cercal, em Ourém (Médio-Tejo), mantendo ainda ocupados três meios aéreos, 260 operacionais e 77 veículos.

Seis distritos de Portugal continental estão hoje, devido ao calor, sob aviso vermelho, o nível mais elevado da escala do Instituto Português do Mar e da Atmosfera: Lisboa, Setúbal, Castelo Branco, Santarém, Évora e Portalegre.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…