O Hospital Distrital de Santarém (HDS) é uma das unidades hospitalares do País com maior capacidade de internamento para doentes com Covid-19, em Unidade de Cuidados Intensivos, atingindo uma média de 12,1 camas por 100 mil habitantes, um número que está acima da média europeia.
Segundo Paulo Sintra, director clínico do HDS, a urgência dedicada à Covid-19 está instalada numa ala de 2000 metros quadrados e tem 64 camas comprometidas nas duas enfermarias dedicadas. Com a pandemia, a Unidade de Cuidados Intensivos dedicados foi reforçada atingindo neste momento 23 camas, passando de uma média de 3,2 camas por 100 mil habitantes para 12,1 camas por 100 mil habitantes.
O médico sublinha que a pandemia trouxe “novas realidades e necessidades ao meio hospitalar público e o Hospital de Santarém não foi diferente”.
“Apesar das dificuldades orçamentais e de recursos disponíveis o HDS esteve sempre na linha da frente duma forma discreta mas eficiente, investindo o necessário para fazer frente ao Covid-19”, refere o clínico, realçando que o HDS “continua a reinventar-se, promovendo a qualidade e diferenciação técnica dos seus Serviços”.
O director destaca o Serviço de Patologia Clínica nessa reorganização pois “garantiu a diferenciação e a qualidade dos seus profissionais, conseguindo actualmente realizar os testes de PCR para Covid-19”.
Segundo o responsável, esta mudança no serviço permite respostas “mais rápidas, maior eficiência dos serviços dedicados ao Covid-19, e cobertura total das suas necessidades estando preparado para eventuais novos surtos”.
1 comment
Comments are closed.