O Hospital Distrital de Santarém (HDS) é uma das unidades hospitalares do País com maior capacidade de internamento para doentes com Covid-19, em Unidade de Cuidados Intensivos, atingindo uma média de 12,1 camas por 100 mil habitantes, um número que está acima da média europeia.

Segundo Paulo Sintra, director clínico do HDS, a urgência dedicada à Covid-19 está instalada numa ala de 2000 metros quadrados e tem 64 camas comprometidas nas duas enfermarias dedicadas. Com a pandemia, a Unidade de Cuidados Intensivos dedicados foi reforçada atingindo neste momento 23 camas, passando de uma média de 3,2 camas por 100 mil habitantes para 12,1 camas por 100 mil habitantes.

O médico sublinha que a pandemia trouxe “novas realidades e necessidades ao meio hospitalar público e o Hospital de Santarém não foi diferente”.

“Apesar das dificuldades orçamentais e de recursos disponíveis o HDS esteve sempre na linha da frente duma forma discreta mas eficiente, investindo o necessário para fazer frente ao Covid-19”, refere o clínico, realçando que o HDS “continua a reinventar-se, promovendo a qualidade e diferenciação técnica dos seus Serviços”.

O director destaca o Serviço de Patologia Clínica nessa reorganização pois “garantiu a diferenciação e a qualidade dos seus profissionais, conseguindo actualmente realizar os testes de PCR para Covid-19”.

Segundo o responsável, esta mudança no serviço permite respostas “mais rápidas, maior eficiência dos serviços dedicados ao Covid-19, e cobertura total das suas necessidades estando preparado para eventuais novos surtos”.

1 comentário

Os comentários estão fechados.

Leia também...

ULS Médio Tejo avança com consultas de telemedicina

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo vai avançar com consultas de telemedicina nos cuidados de saúde primários, direcionadas para doentes crónicos…

Novo centro de saúde do Cartaxo vai ser financiado pelo PRR

Garantia dada pela ministra da saúde.

Freguesia de Mouriscas voltou a ter médico

Através do projecto “Bata Branca”, a Extensão de Saúde de Mouriscas voltou a receber esta manhã o Dr. António Proa, médico com especialidade de…

Surto na Misericórdia de Mação com 61 pessoas infectadas e um óbito

Um total de 61 pessoas, entre utentes e funcionários, de um Lar em Mação estão infectadas pelo vírus SARS-CoV-2 num surto que causou também…