O Hospital Distrital de Santarém (HDS) lançou esta quarta-feira, 21 de Outubro, um apelo aos utentes para que liguem para a Linha Saúde 24 antes de se dirigirem à unidade hospitalar.

O Conselho de Administração do HDS lançou o apelo de forma pedagógica para que a população aceda aos serviços daquela unidade hospitalar só em casos de necessidade.

O HDS pede aos utentes que mantenham os procedimentos e normas impostos pela Direção-Geral de Saúde. Os utentes que se desloquem à unidade hospitalar devem usar máscara; tossir para um lenço, papel ou para o braço; manter o distanciamento social lavar frequentemente as mãos; usar álcool gel e tomar a vacina da gripe.

Recorde-se que o Hospital Distrital de Santarém confirmou na terça-feira, 20 de Outubro, a presença de um surto de covid-19 com um total de 15 profissionais infectados.

Entre os profissionais infectados, dez são enfermeiros, três assistentes operacionais, um médico e uma assistente técnica. Para além dos profissionais infectados, a unidade hospitalar tem actualmente 27 doentes internados com covid-19: 25 deles em enfermaria dedicada e dois em unidade de cuidados intensivos.

A administração do HDS garante no mesmo dia que a unidade hospitalar está a funcionar em pleno e assegura que os utentes podem “dirigir-se ao Hospital com toda a confiança, respeitando e cumprindo as orientações da Direção-Geral de Saúde”.

Leia também...

CD Fátima sagra-se campeão Inter-Regional em voleibol feminino

A equipa de voleibol feminino do Centro Desportivo de Fátima recebeu, no passado sábado, a equipa da Lousã VC em jogo que valia o…

Incêndio no concelho de Rio Maior mobiliza perto de 150 operacionais e quatro meios aéreos

Um incêndio florestal que deflagrou, pelas 11h10, na freguesia de São João da Ribeira, concelho de Rio Maior, está a mobilizar perto de uma…

Santarém entre os distritos em que o plano distrital de combate foi apresentado no prazo

Pelo menos metade dos planos operacionais distritais de combate a incêndios rurais deste ano foram apresentados fora do prazo previsto por lei, tendo alguns…

Misericórdia de Pernes apresenta projecto urbanístico que pretende revolucionar a vila

A Santa Casa da Misericórdia de Pernes assinalou, a 23 de Maio, os seus 435 anos de serviço à comunidade afirmando-se, cada vez mais,…