O Hospital Distrital de Santarém (HDS) lançou esta quarta-feira, 21 de Outubro, um apelo aos utentes para que liguem para a Linha Saúde 24 antes de se dirigirem à unidade hospitalar.

O Conselho de Administração do HDS lançou o apelo de forma pedagógica para que a população aceda aos serviços daquela unidade hospitalar só em casos de necessidade.

O HDS pede aos utentes que mantenham os procedimentos e normas impostos pela Direção-Geral de Saúde. Os utentes que se desloquem à unidade hospitalar devem usar máscara; tossir para um lenço, papel ou para o braço; manter o distanciamento social lavar frequentemente as mãos; usar álcool gel e tomar a vacina da gripe.

Recorde-se que o Hospital Distrital de Santarém confirmou na terça-feira, 20 de Outubro, a presença de um surto de covid-19 com um total de 15 profissionais infectados.

Entre os profissionais infectados, dez são enfermeiros, três assistentes operacionais, um médico e uma assistente técnica. Para além dos profissionais infectados, a unidade hospitalar tem actualmente 27 doentes internados com covid-19: 25 deles em enfermaria dedicada e dois em unidade de cuidados intensivos.

A administração do HDS garante no mesmo dia que a unidade hospitalar está a funcionar em pleno e assegura que os utentes podem “dirigir-se ao Hospital com toda a confiança, respeitando e cumprindo as orientações da Direção-Geral de Saúde”.

Leia também...

União de Santarém e Fátima voltam às vitórias no Campeonato de Portugal

A União Desportiva de Santarém e o CD Fátima voltaram a vencer na 7ª jornada da série C do Campeonato de Portugal. A equipa…

Serviço de Urgências do Centro Hospitalar do Médio Tejo retoma normalidade

No âmbito da nova fase da atual Pandemia pelo SARS-CoV2, os Serviços de Urgência Básicas do Centro Hospitalar do Médio Tejo retomarão o seu…

Jovem detido por tráfico de estupefacientes em Santarém

Um jovem de 21 anos de idade foi detido pela PSP, no passado dia 15 de Maio, por suspeita da prática do crime de…

Igreja diz que “não falta vontade” para tornar públicas contas de Fátima

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, afirmou que “não falta vontade” para tornar públicas as contas do Santuário de Fátima, mas…