O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai abrir mais 10 camas na Unidade de Cuidados Intensivos para doentes covid-19, aumentado a capacidade de serviço para um total de 20 camas.

Também na unidade de internamento covid, o HDS vai disponibilizar mais 12 camas, passando de 81 para 93 camas no total.

O plano de contingência máximo inicial da unidade hospitalar de Santarém contemplava 62 camas em internamento e 10 em UCI.

“Face a esta dura realidade, os hospitais têm de se adaptar e reinventar para de dar resposta às exigências acrescidas da pandemia”, refere Conselho de Administração do HDS em comunicado, onde acrescenta que que ” tem promovido estratégias de adaptação constante e dinâmicas, mobilizando recursos, materiais e humanos, e motivando os seus profissionais para que possam prestar os melhores cuidados à sua população”.

Segundo os dados mais recentes, o HDS tem 75 doentes infectados com o vírus SARS-CoV-2 internados em enfermaria e 10 em UCI. Dezanove dos profissionais – oito enfermeiros, cinco médicos, cinco assistentes operacionais e um outro funcionário – estão também infectados.

Atendendo à situação de muitos dos doentes, sobretudo os mais idosos, privados de receber visitas devido à pandemia, o hospital passou a disponibilizar esta semana a possibilidade de realização de videochamadas.

Para os que não têm acesso às novas tecnologias, enfermeiros do HDS têm colocado doentes em contacto com familiares, procurando criar “um ambiente mais humanizado” e “tranquilizador”, afirma uma outra nota do HDS.

As videochamadas têm sido realizadas via Facebook, “quando estão reunidas as condições, ou seja, quando enfermeiros e familiares estão disponíveis”, afirmando o HDS que, “no futuro, o desejo é poder desenvolver este projeto de forma mais alargada, eventualmente com um horário marcado”.

Leia também...

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…
Foto de arquivo

Município de Ourém garante incentivos para fixar médicos na região

O Município de Ourém aprovou a proposta de um regulamento para atribuir…
Sérgio João de Domingos, vogal executivo; João Formiga, enfermeiro director; Tatiana Silvestre, presidente do Conselho de Administração; Ana Rita Paulos, directora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares; João Soares Ferreira, director clínico para os Cuidados de Saúde Primários; Hugo de Sousa, vogal executivo

Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria toma posse

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS…

Secretário de Estado da Saúde ouve protestos de populares por falta de médicos de família

Governante inaugurou extensão de saúde em Montalvo e Unidade de Cuidados Continuados em VN da Barquinha.