O Hospital Distrital de Santarém (HDS) comemorou esta manhã 40 anos de existência com a realização de uma sessão solene, inserida nas Jornadas «Do HDS à ULS Lezíria: Cuidar com História», que decorreram entre os dias 14 e 15 de Novembro, no Convento de São Francisco.

José Josué, antigo presidente do Conselho de Administração do HDS, nos anos 2005 a 2018, e Pedro Marques, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Lezíria (ULS Lezíria), foram os oradores convidados da cerimónia que contou com a presença de várias entidades nacionais e regionais.

“O modelo social construído pelo Hospital de Santarém, teve sempre como pilar as pessoas e a satisfação das suas necessidades”, proferiu José Josué que durante o seu discurso, evidenciou o legado deixado pelas administrações anteriores, bem como a construção deste, que teve como base a humanização.

O antigo presidente do Conselho de Administração do HDS destacou as ampliações dos edifícios e das consultas externas, a criação de novos serviços de urgência geral, pediátrica e obstétrica, bem como novos blocos operatórios, e “a grande aposta” nos meios complementares de diagnóstico terapêutico e nos diversos serviços laboratoriais.

Serviços esses que “adquiriram níveis de excelência”, graças aos profissionais de saúde e aos meios ao seu dispor, que garantiram “um hospital moderno e altamente referenciado”, sublinhou.

José Josué salientou ainda outros “momentos de excelência”, pertencentes ao legado do HDS, como as atividades realizadas no âmbito da saúde mental e da ação social, com destaque para o programa de hospitalização domiciliária, onde os utentes recebiam no conforto das suas casas, cuidados médios hospitalares.

“Por tudo o que foi feito, não temos dúvidas de que deixámos um hospital mais competente e mais capaz para enfrentar o futuro”, concluiu.

Já Pedro Marques frisou a “responsabilidade” da ULS Lezíria em conseguir aplicar cerca de 34 milhões de euros de investimento, fruto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e que vão ser aplicados até Junho de 2026.

“É ambicioso e exigente. Tem requerido muita mobilização dos nossos profissionais e de um conjunto de equipas multidisciplinares, que têm procurado dar o seu melhor todos os dias, para que tenhamos sucesso no dia 30 de Junho”, referiu.

Apesar da exigência, o presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria revelou a “ambição” para além dos investimentos que vão ser realizados até 2026, fazendo um levantamento das necessidades do Hospital de Santarém, que vão desde a aquisição de equipamento para os cuidados de saúde hospitalares, até à melhoria da eficiência energética das suas instalações.

“O levantamento, entre aquilo que precisamos de fazer, ascende a quase 65 milhões de euros”, afirmou.

Para que tal investimento seja possível de realizar, Pedro Marques apelou à cooperação dos decisores políticos, dos autarcas municipais, da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e dos vários agentes parceiros, com a ULS Lezíria.

“Nós no Conselho de Administração, sozinhos, não conseguimos mobilizar e sensibilizar quem tem o poder de decidir, mas todos juntos, se o quisermos fazer, conseguimos fazer a diferença e conseguimos perspectivar os próximos 40 anos deste hospital, com ainda mais sucesso”, defendeu.

A sessão solene contou também com uma homenagem aos profissionais do Hospital Distrital de Santarém, que completaram 40 anos de serviço.

Ana Paula Abreu, Ana Paula Videira, Anabela Dias, Inês Almeida, João Flor, José Pascoal, Maria da Graça Ouro, Maria de Fátima Lourenço, Maria Fátima Santos, Maria Isabel Rei, Maria Manuela Cabeleira, Teresa Guerreiro e Tília Godinho foram os profissionais homenageados.

Seguiu-se um Coffe Break, onde se cantaram os parabéns ao HDS, com direito a bolo e champanhe pelo meio.

As Jornadas «Do HDS à ULS Lezíria: Cuidar com História» encerraram com a conferência “Desafios do futuro na evolução do SNS”, proferida pelo médio Luís Pisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Azambuja prepara implementação de rede de desfibrilhadores no concelho

O Município de Azambuja está a preparar a implementação de um programa municipal de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), que visa equipar espaços com grande…

ULS Médio Tejo abre concurso para contratar 24 médicos especialistas

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo, com sede em Torres Novas, no distrito de Santarém, abriu concurso para contratar 24 médicos…

Vitória Clube de Santarém também é campeão na solidariedade

Foi com “enorme orgulho” e sensação de dever cumprido que o Vitória Clube de Santarém registou a sua terceira recolha de sangue na sua…

Dia Mundial do Dador de Sangue assinalado em Santarém

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) organizou no passado domingo, dia 17 de Junho, em Santarém, as comemorações do Dia Mundial…