O Hospital Distrital de Santarém (HDS) dispõe de um aparelho de electroestimulação que tem permitido avanços na terapia das disfunções do pavimento pélvico, em particular a incontinência urinária, que têm uma prevalência elevada na população.

Em comunicado, o HDS afirma que, após um ano de utilização, “é agora possível observar as diversas vantagens” do equipamento para o tratamento das disfunções do pavimento pélvico, sobretudo da incontinência urinária e fecal e das disfunções sexuais.

Citando a directora do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, Sara Räder, e a fisioterapeuta Ana Sofia Fernandes, o HDS afirma que o equipamento de electroestimulação e biofeedback (estímulo visual projectado num monitor) “ajuda o doente a perceber que músculo deve contrair e a fazê-lo da forma mais correcta e adequada”, capacitando-o também para fazer o exercício sozinho e em casa.

Segundo Ana Sofia Fernandes, o equipamento permite trabalhar os dois tipos de fibras que existem no pavimento pélvico em termos de electroestimulação e de contracção muscular, sendo um tipo de tratamento mais rápido, ao reforçar a força muscular dos doentes e efectuar um plano de tratamento individualizado.

Leia também...

Deputados do PS questionam Governo sobre falta de médicos de família em Ourém

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Santarém questionaram o Governo, liderado pelo socialista António Costa, sobre a falta de médicos de família…

HDS sensibiliza para o papel da Radiologia de Intervenção

O Dia Mundial da Radiologia, que se comemora hoje, é este ano dedicado à Radiologia de Intervenção. O Hospital Distrital de Santarém assinala a…

Centro de Saúde de Rio Maior com dois novos médicos

O Centro de Saúde de Rio Maior vai passar a contar com dois novos médicos especialistas já a partir do mês de Agosto, informou…

Hospital Distrital de Santarém tem nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação

O Hospital Distrital de Santarém recebeu na quarta-feira, dia 30 de Novembro, uma nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER). Segundo Ana Infante,…