O Hospital Distrital de Santarém (HDS) dispõe de um aparelho de electroestimulação que tem permitido avanços na terapia das disfunções do pavimento pélvico, em particular a incontinência urinária, que têm uma prevalência elevada na população.

Em comunicado, o HDS afirma que, após um ano de utilização, “é agora possível observar as diversas vantagens” do equipamento para o tratamento das disfunções do pavimento pélvico, sobretudo da incontinência urinária e fecal e das disfunções sexuais.

Citando a directora do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, Sara Räder, e a fisioterapeuta Ana Sofia Fernandes, o HDS afirma que o equipamento de electroestimulação e biofeedback (estímulo visual projectado num monitor) “ajuda o doente a perceber que músculo deve contrair e a fazê-lo da forma mais correcta e adequada”, capacitando-o também para fazer o exercício sozinho e em casa.

Segundo Ana Sofia Fernandes, o equipamento permite trabalhar os dois tipos de fibras que existem no pavimento pélvico em termos de electroestimulação e de contracção muscular, sendo um tipo de tratamento mais rápido, ao reforçar a força muscular dos doentes e efectuar um plano de tratamento individualizado.

Leia também...

Sobe para sete o número de concelhos sob medidas mais restritivas no distrito de Santarém

Almeirim, Entroncamento, Tomar e Torres Novas em alerta.

Centro Hospitalar do Médio Tejo recebeu Medalha de Mérito de Benemerência Municipal

O Centro Hospitalar do Médio Tejo, recebeu a Medalha de Mérito de…

Hospital de Santarém reabre urgência

O hospital de Santarém reabriu hoje a sua urgência de Obstetrícia e…

80 pessoas terminam formação para assistentes operacionais na área da saúde

Oitenta pessoas terminam esta terça-feira, 5 de Maio, a formação básica na…