O Hospital Distrital de Santarém (HDS) dispõe de um aparelho de electroestimulação que tem permitido avanços na terapia das disfunções do pavimento pélvico, em particular a incontinência urinária, que têm uma prevalência elevada na população.

Em comunicado, o HDS afirma que, após um ano de utilização, “é agora possível observar as diversas vantagens” do equipamento para o tratamento das disfunções do pavimento pélvico, sobretudo da incontinência urinária e fecal e das disfunções sexuais.

Citando a directora do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, Sara Räder, e a fisioterapeuta Ana Sofia Fernandes, o HDS afirma que o equipamento de electroestimulação e biofeedback (estímulo visual projectado num monitor) “ajuda o doente a perceber que músculo deve contrair e a fazê-lo da forma mais correcta e adequada”, capacitando-o também para fazer o exercício sozinho e em casa.

Segundo Ana Sofia Fernandes, o equipamento permite trabalhar os dois tipos de fibras que existem no pavimento pélvico em termos de electroestimulação e de contracção muscular, sendo um tipo de tratamento mais rápido, ao reforçar a força muscular dos doentes e efectuar um plano de tratamento individualizado.

Leia também...

Concluída a primeira fase das obras da Urgência Médico-cirúrgica do Hospital de Abrantes  

Foi concluída na passada sexta-feira, 13 de Setembro, a primeira fase das obras de requalificação e ampliação da Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de…

“O SNS é uma conquista da democracia portuguesa que deve ser preservada e fortalecida”

A propósito dos 44 anos do Serviço Nacional de Saúde, que se assinalam na sexta-feira, dia 15, o Correio do Ribatejo esteve à conversa…

Bata Branca: Protocolo ULS Leiria e Santa Casa Misericórdia de Fátima-Ourém

Foi assinado, no passado dia 02, o protocolo tripartido de colaboração relativo ao programa Bata Branca que junta a Unidade Local de Saúde de…

Alunos romenos escolhem HDS para estágio de verão

Darius Gabriel Rigman, Robert Varga, Daniel Vacarciuc, Paul Adrian Pop e Nicolae Dochian Rus são romenos e alunos do 3.º ano de Medicina. Escolheram…