O Hospital Distrital de Santarém (HDS) dispõe de um aparelho de electroestimulação que tem permitido avanços na terapia das disfunções do pavimento pélvico, em particular a incontinência urinária, que têm uma prevalência elevada na população.

Em comunicado, o HDS afirma que, após um ano de utilização, “é agora possível observar as diversas vantagens” do equipamento para o tratamento das disfunções do pavimento pélvico, sobretudo da incontinência urinária e fecal e das disfunções sexuais.

Citando a directora do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, Sara Räder, e a fisioterapeuta Ana Sofia Fernandes, o HDS afirma que o equipamento de electroestimulação e biofeedback (estímulo visual projectado num monitor) “ajuda o doente a perceber que músculo deve contrair e a fazê-lo da forma mais correcta e adequada”, capacitando-o também para fazer o exercício sozinho e em casa.

Segundo Ana Sofia Fernandes, o equipamento permite trabalhar os dois tipos de fibras que existem no pavimento pélvico em termos de electroestimulação e de contracção muscular, sendo um tipo de tratamento mais rápido, ao reforçar a força muscular dos doentes e efectuar um plano de tratamento individualizado.

Leia também...
Foto ilustrativa

Vacinação contra gripe começa esta segunda-feira com cerca de dois milhões de doses

A época da vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira, 14 de…

Miguel Castanho diz que não há motivo para preocupação acrescida com variante Delta Plus

O investigador Miguel Castanho considera que, pela transmissão minoritária em Portugal, não…

Câmara do Cartaxo pede equipamentos para zonas de quarentena

A Câmara do Cartaxo está a pedir a cedência de camas articuladas…

Estudantes aprendem a salvar vidas no CHMT

Mais de 200 estudantes do ensino secundário de Abrantes, Tomar e Torres…