O conselho de administração do Hospital de Santarém tomou medidas restritivas no acesso aos serviços de internamento e urgência, restringindo as visitas aos doentes internados e proibindo a circulação de delegados de informação médica nos pisos dos internamentos.
As medidas implementadas na unidade hospitalar visam prevenir e controlar a propagação do novo Coronavírus, de forma proteger doentes, familiares e profissionais.
No internamento de adultos só é permitida a entrada de um acompanhante no período das 12h00 às 20h00 e as nas visitas das 13h00 às 14h00 e das 18h00 às 19h00 só pode entrar uma pessoa. Na unidade de cuidados intensivos é aplicado o mesmo horário e as mesmas restrições nas visitas.
Na cirurgia de ambulatório pode apenas entrar um acompanhante por utente a ser submetido a cirurgia e no caso de se tratar de idosos é permitido um acompanhante e um na sala de espera no piso 0.
Na unidade de cuidados intermédios só podem entrar uma pessoa durante 15 minutos, nos períodos das 15h00 às 15h15 e das 20h00 às 20h15.
Na maternidade só é permitida a presença de um acompanhante e não são permitidas visitas de crianças, mesmo que sejam irmãos dos recém-nascidos.
No caso das urgências, as restrições são ainda maiores. Só pode entrar uma pessoa às 18h00 para doentes internados. O acompanhante dos doentes em contexto de urgência, pode permanecer junto do mesmo até à primeira observação médica, em todas as situações, após a qual aguardará na sala de espera no exterior.
O conselho de administração informa ainda que todas as situações que não estejam previstas nesta deliberação serão avaliadas caso a caso, pelos responsáveis dos serviços, Directores de serviço, Chefe de Equipa de Banco, Enfermeiros Chefes ou Enfermeiros responsáveis de turno.