O Hospital de Santarém criou uma Unidade de Cuidados Intensivos específica para doentes covid-19, com seis camas e todo o equipamento necessário, e um piso de internamento específico, com 24 camas, disponibilizando um elevador exclusivo para estes doentes.

Em comunicado, o Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS) afirma que a atual Unidade de Cuidados Intensivos, com seis camas, e a Unidade de Cuidados Intermédios, com 11 camas, serão ativadas assim que necessário.

A administração do HDS, liderada por Ana Infante, afirma aguardar a entrega pelo fabricante dos testes covid-19, prevendo poder passar a realizá-los internamente a partir de abril.

Por outro lado, foram criadas as condições que permitirão, “muito em breve, fabricar o gel desinfetante necessário” neste hospital, afirma a nota, sublinhando que o HDS tem presentemente equipamento de proteção individual disponível para todo o pessoal.

A nota adianta que o Serviço de Urgência específico para doentes com sintomas de possível infeção pelo coronavírus SARS-COV-2 entrou em funcionamento às 09:00 de hoje, estando localizado na área da consulta externa do Hospital, devidamente identificado com a placa “COVID-19”.

“A nova Urgência irá funcionar com uma equipa de recursos humanos dedicada de forma a prestar os melhores cuidados de saúde à população”, sublinha.

O Hospital solicita que se dirijam a esta zona ”todos os doentes referenciados pela Saúde24, Cuidados de Saúde Primários, INEM/CODU, quer se dirijam pelos seus próprios meios ou transportados por bombeiros, com queixas sugestivas de infeção com o vírus (febre, tosse, dificuldade respiratória)”.

O comunicado lembra que foi criada, a nível nacional, uma Linha de Apoio Psicológico para profissionais, doentes e famílias em isolamento.

Tendo em conta encontrar-se em Plano de Contingência devido à pandemia do novo coronavírus, o hospital colocou em regime de teletrabalho todos os trabalhadores cujas atividades o permitam, cancelou todas as ações de formação e estágios profissionais, bem como as visitas e acompanhantes aos doentes internados.

O bar existente na entrada principal do edifício foi encerrado, mantendo-se em funcionamento tanto o bar como o refeitório do pessoal, “com todas as medidas preventivas adequadas”.

O HDS mantém em funcionamento a atividade urgente e prioritária, tendo cancelado toda a atividade clínica programada relativa a consultas, cirurgias e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

Na urgência, todos os doentes com triagem de cor branco, verde e azul são encaminhados para os Centros de Saúde respetivos, existindo um espaço autónomo dedicado exclusivamente a doentes covid-19.

“O Hospital e os seus profissionais encontram-se empenhados no tratamento dos seus utentes, contribuindo com o seu esforço e saber para minimizar os efeitos nefastos desta pandemia”, frisa o comunicado.

Pedindo “a compreensão da população nesta fase particularmente difícil”, o HDS pede aos seus utentes “potencialmente infetados com coronavírus” que, antes de recorrerem ao Hospital, contactem a linha SNS24 – 808 24 24 24.

O Hospital de Santarém serve uma população de cerca de 200.000 pessoas.

Leia também...

GNR salva idoso desparecido em Torres Novas

Foto ilustrativa A GNR de Torres Novas salvou um idoso de 86 anos, no dia 25 de Dezembro, que se encontrava desaparecido desde o…

Círculo Cultural Scalabitano distingue mérito cultural em jantar de aniversário

O Círculo Cultural Scalabitano assinalou esta noite os seus 64 anos de vida num jantar que reuniu mais de uma centena de associados e…

Chamusca e Alpiarça vão ter áreas de serviço de autocaravanismo

Foto: Hugo Calado O Município de Alpiarça e da Chamusca assinaram na terça-feira, dia 29 de Setembro, o protocolo de colaboração no âmbito do…

“A equipa nunca caminha sozinha”

Jorge Peralta é o actual treinador do Amiense, equipa que lidera, a par do Coruchense, o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de…