O Hospital Distrital de Santarém (HDS) está a disponibilizar aos seus utentes teleconsultas de Medicina Física e de Reabilitação, de Ginecologia e Obstetrícia, de Pneumologia e de Medicina.
Em comunicado, a unidade hospitalar revela que prevê, em breve, alargar este serviço a outras especialidades.
Para Sara Räder, directora do Serviço de Medicina Física, as teleconsultas e a tele-reabilitação podem ser “uma solução mais fácil e segura” para os doentes, nomeadamente aqueles com factores de risco que desejam permanecer em isolamento.
Madalena Nogueira, directora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, destaca que uma das principais vantagens das teleconsultas é o facto de os utentes não precisarem de se deslocar, o que, no seu entender, é “muito positivo”, sobretudo em tempo de pandemia. A profissional de saúde defende que mesmo que não existisse Covid-19, continuava a ser vantajoso, “pela poupança de tempo e de dinheiro”.
A médica está, no entanto, consciente de que nem todos os utentes se adaptam à teleconsulta, pois nem todos manipulam e têm ao seu dispor as novas tecnologias de informação e comunicação, o que implica que seja feita uma selecção criteriosa de quem pode usufruir deste serviço.
A plataforma de tele-saúde utilizada é a RSE Live e é disponibilizada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), sendo utilizada apenas mediante autorização do médico e doente, se esse dispuser de computador com câmara e som, e estiver registado na Área do Cidadão do Portal SNS, necessitando de autenticação com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão.
O médico consegue aceder ao processo clínico do doente, analisar resultados e, se necessário, emitir prescrições e solicitar exames laboratoriais e radiológicos.