A Unidade de Vestibulogia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), direcionada para o diagnóstico da vertigem, tonturas e alterações do equilíbrio, foi optimizada. Esta valência oferece, no sector público, serviços únicos na região do Ribatejo e Médio Tejo nesta área.

A reestruturação funcional desta unidade integrada no Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) foi possível com a aquisição de novos equipamentos de diagnóstico e terapêutica, nomeadamente software nas áreas da videonistagmografia e da posturografia dinâmica computorizada.

Com a referida optimização, o Serviço de ORL está capacitado para efetuar avaliação por videonistagmografia, videoscopia, VHIT e posturografia de diagnóstico, exames estes que ficarão disponíveis não só internamente para o serviço, mas para outras áreas multidisciplinares.

O Serviço de ORL, dirigido por Mário Galveias, criou, em 2017, a Consulta de Vertigem, a cargo de Ana Margarida Simões.

Segundo esta médica, “a vertigem, tonturas e alterações do equilíbrio são manifestações muito frequentes e transversais a várias áreas médicas”.

Na sua origem podem estar implicadas variadas causas – centrais, periféricas, cardiovasculares, metabólicas ou psicossomáticas. A ORL desempenha um papel preponderante na avaliação e diferenciação destas entidades, dado que no ouvido interno se encontra o órgão do equilíbrio por excelência.

Com a recente operacionalização de um local de estimulação optocinética, a reabilitação vestibular também está em pleno funcionamento em parceria com o Serviço de Medicina Física e Reabilitação.

Leia também...

Lei das beatas gerou 10 autos de contra-ordenação em Santarém

Um ano e nove meses após a entrada em vigor da lei…

Atleta de Abrantes convocada para integrar a Seleção Nacional de Canoagem

Francisca Laia, atleta do Clube Desportivo “Os Patos”, foi convocada para integrar…

Assembleia Municipal de Tomar anuncia acordo para viabilizar desagregação de freguesias

O presidente da Assembleia Municipal de Tomar anunciou que PS e PSD…

JUNTOS pela APPACDM em Noite de Fados Solidária

  O Convento de São Francisco, em Santarém, vai ser palco para…