A Unidade de Vestibulogia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), direcionada para o diagnóstico da vertigem, tonturas e alterações do equilíbrio, foi optimizada. Esta valência oferece, no sector público, serviços únicos na região do Ribatejo e Médio Tejo nesta área.

A reestruturação funcional desta unidade integrada no Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) foi possível com a aquisição de novos equipamentos de diagnóstico e terapêutica, nomeadamente software nas áreas da videonistagmografia e da posturografia dinâmica computorizada.

Com a referida optimização, o Serviço de ORL está capacitado para efetuar avaliação por videonistagmografia, videoscopia, VHIT e posturografia de diagnóstico, exames estes que ficarão disponíveis não só internamente para o serviço, mas para outras áreas multidisciplinares.

O Serviço de ORL, dirigido por Mário Galveias, criou, em 2017, a Consulta de Vertigem, a cargo de Ana Margarida Simões.

Segundo esta médica, “a vertigem, tonturas e alterações do equilíbrio são manifestações muito frequentes e transversais a várias áreas médicas”.

Na sua origem podem estar implicadas variadas causas – centrais, periféricas, cardiovasculares, metabólicas ou psicossomáticas. A ORL desempenha um papel preponderante na avaliação e diferenciação destas entidades, dado que no ouvido interno se encontra o órgão do equilíbrio por excelência.

Com a recente operacionalização de um local de estimulação optocinética, a reabilitação vestibular também está em pleno funcionamento em parceria com o Serviço de Medicina Física e Reabilitação.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.