A exposição ‘40 Anos de Cuidado e Inovação’ foi inaugurada hoje no piso zero do Hospital Distrital de Santarém (HDS), no âmbito das quatro décadas de existência da instituição.
A mostra reúne um conjunto de imagens que documentam as transformações do hospital, da medicina e da própria sociedade, desde os seus primórdios, até aos dias atuais.
“Estas fotografias não são apenas registos de um tempo, são memória vivas, o retrato de um hospital que nasceu do entusiasmo e da vontade de servir”, afirmou Teresa Rodrigues, diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares da Unidade Local de Saúde Lezíria (ULS Lezíria).
Para além de constituir um registo documental histórico, a presente exposição é também uma homenagem às pessoas e aos profissionais que escreveram diariamente a história do hospital, bem como aos doentes e famílias que nele depositaram confiança e esperança.
“Ao olharmos estas fotografias vemos o passado, mas também vemos o nosso futuro. Vemos a força das equipas, a solidariedade dos profissionais, a vontade de continuar a fazer o bem. Vemos um hospital que é mais do que uma instituição, é um símbolo de compromisso com a vida”, sublinhou.
A inauguração contou com a presença do conselho de administração da ULS Lezíria, de antigos e atuais profissionais de saúde e pacientes que observaram, através de registos fotográficos, a evolução da instituição que, desde 1985, tem sido uma referência na prestação de cuidados de saúde na região.
“É um local onde podem encontrar rostos conhecidos, espaços antigos e que fazem a ligação entre o passado, o presente e o futuro”, destacou Pedro Marques, presidente do conselho de administração da ULS Lezíria.
Pedro Marques traçou ainda o balanço dos 40 anos do HDS, realçando as transformações económicas e sociais, ocorridas ao longo de quatro décadas no concelho e no próprio distrito.
“É um hospital que se identifica com a transformação económica, social e cultural de Santarém, e que se insere agora numa Unidade Local de Saúde, constituída por nove municípios, 3500 quilómetros quadrados de área e 25 mil utentes, mas que, em muitas das especialidades, serve até uma população superiora a esta, porque vai dar resposta a necessidades de outras áreas geográficas. Portanto, o balanço é positivo”, declarou.
O presidente do conselho de administração frisou ainda o trabalho humano e científico que tem sido construído nos últimos 40 anos, referindo a necessidade de refletir sobre o passado e de perspectivar o futuro da instituição.
“É um momento para pararmos, para refletirmos sobre o passado, para termos noção de onde estamos e para perspectivar nos próximos anos, a resposta que é necessário continuar a dar às populações, porque uma unidade dessa natureza só existe porque existem pessoas”, concluiu.
As comemorações dos 40 anos do Hospital Distrital de Santarém vão continuar durante esta semana, com as Jornadas ‘Do HDS à ULS Lezíria: Cuidar com História’, que irão decorrer nos próximos dias 14 e 15 de Novembro, no Convento de São Francisco.






