O Hospital Distrital de Santarém (HDS) inaugurou na manhã desta terça-feira, 7 de Setembro, um equipamento de ressonância magnética que representou um investimento de 2,15 milhões de euros e que vai evitar a deslocação de utentes para realização de exames noutras instituições.

O equipamento, que entrou em funcionamento há uma semana, foi inaugurado numa sessão que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.

Em comunicado, a unidade hospitalar refere que o equipamento foi financiado em 85 por cento por fundos comunitários e o HDS afirma possuir “características únicas no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, oferece “uma qualidade de imagem consistente e reduz o tempo de configuração do exame, sendo que se encontra equipado com um monitor vídeo que permitirá a redução de ansiedade nos pacientes claustrofóbicos”.

Segundo a presidente do Conselho de Administração do HDS, Ana Infante, “esta técnica de diagnóstico, considerada actualmente essencial para o tratamento de doentes, vem permitir a internalização destes exames, deixando de ser necessária a deslocação dos utentes a instituições no exterior” e representando “mais um passo na diferenciação técnica” deste hospital.

O comunicado cita ainda a directora do Serviço de Imagiologia, Isabel Sapeira, que realça, além da redução de custos e de deslocações, o acesso ao diagnóstico clínico por imagem e o aumento “relevante” do número de exames efectuados no HDS.

Segundo Isabel Sapeira, o equipamento apresenta “um ‘design´ leve e flexível”, que dá “maior liberdade no posicionamento, maior conforto e cobertura do utente, permitindo a realização de exames de corpo inteiro, bem como todas as características de um equipamento de topo de gama que permitirão dar respostas à população na área da senologia, neurologia avançada com exames funcionais e todas as vertentes da oncologia”.

A médica lembra que o HDS é actualmente Centro de Referência Nacional nas áreas de Senologia e do Cancro Colorretal, pelo que esta nova valência imagiológica contribui para “manter a excelência operacional e clínica inerente a um Cento de Referência”.

A ressonância magnética permite a realização de “diagnóstico diferenciado nas mais variadas áreas clínicas e a ausência de utilização de radiação ionizante na realização de exames da área de Corpo e Neuro, com especial ênfase na faixa etária pediátrica”, acrescenta.

Leia também...

Exposição do projecto INcluir assinala Dia Mundial da Saúde Mental em Santarém

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai assinalar, de 09 a 15 deste mês, o Dia Mundial da Saúde Mental com uma exposição de…

Centros de Saúde da região com mais 10 médicos

O director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria anunciou a colocação de 10 médicos de família a partir do início…

Urgência Médico Cirúrgica já dispõe de espaço para expansão

Na Unidade hospitalar de Abrantes do CHMT.

Medicina Intensiva do Médio Tejo recebe equipamento de monitorização único no país

O Serviço de Medicina Intensiva recebeu o HemoSphere, um equipamento de monitorização, com tecnologia de vanguarda e único no país. É um aparelho que…