A Unidade de Doenças Infecciosas do Hospital Distrital de Santarém (HDS) pretende chegar a mais de 400 doentes através de consultas descentralizadas com vista à micro eliminação da Hepatite C. Este projecto visa cumprir o objectivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) de erradicar esta doença até 2030.

No sentido de cumprir este objectivo têm sido implementadas várias estratégias a nível mundial, uma delas a micro eliminação da doença, ou seja, trabalhar contexto a contexto – que podem ser concelhos, distritos ou agrupamentos de centros de saúde, por exemplo. “Eliminamos a Hepatite C em cada contexto e depois vamos progredindo e replicando. É desta forma que se conseguirá a eliminação total deste vírus”, explica Fausto Roxo, responsável pelo Hospital de Dia de Doenças Infecciosas do HDS.

E para que esta intervenção seja possível e realmente eficaz é fundamental “que sejamos nós a ir ter com os doentes, a procurar os infectados e a deslocar os meios, a consulta, para onde estes estiverem” sublinha o médico. Esta consulta descentralizada surge como complemento à consulta das doenças infecciosas, promovida no Hospital de Dia de Doenças Infecciosas do HDS, onde já foram seguidos e tratados largas centenas de doentes com esta patologia.

A consulta descentralizada, é muito mais do que uma simples consulta, pois contempla a realização de análises clínicas e exames de diagnóstico no próprio local e já levou a equipa do HDS a deslocar-se ao Estabelecimento Prisional de Torres Novas, onde foram tratados e curados todos os reclusos com Hepatite C.

Desde Junho deste ano que estes profissionais estão a replicar a intervenção noutro contexto, levando agora a consulta descentralizada ao Centro de Acolhimento a Toxicodependentes (CAT) de Santarém.

“Nos CATs, existe um potencial muito grande de doentes e somos dos primeiros hospitais do país a deslocar-nos a estes locais” afirma o responsável, acrescentando que nestes contextos, prisões e CATs, “o tratamento funciona muito bem porque a toma é assistida, garantindo uma taxa de sucesso de 100%”.

O objectivo é levar a consulta descentralizada a toda a área de influência do HDS e o próximo passo será a promoção de rastreios nos centros de saúde.

Leia também...

Centro de vacinação da Chamusca reabriu no pavilhão dos Bombeiros Voluntários

A campanha de vacinação sazonal contra a covid-19 e a gripe, na Chamusca, vai decorrer no pavilhão dos Bombeiros Voluntários, dada a incapacidade do…

Centro Hospitalar Médio Tejo anuncia resultado negativo de 12,6 milhões de euros

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou um resultado negativo de 12,6 milhões de euros (ME) nas contas de 2021, cerca de metade…

Serviço de Oncologia da ULS Lezíria assinala Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

No âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, assinalado esta terça-feira, 4 de fevereiro, o Serviço de Oncologia da Unidade Local de…

ULS Lezíria inaugura Exposição “Estima e não Estigma” para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental

De forma a assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, foi hoje inaugurada a exposição “Estima e não Estigma”, promovida pela Associação r.INseRIR, sediada…