O Hospital Distrital de Santarém (HDS) realizou, no passado dia 24 de Novembro, as primeiras cirurgias torácicas, só possíveis pela vinda de um cirurgião torácico para a unidade hospitalar que vai fazer parte do projecto da criação de uma Unidade de Pneumologia Oncológica.

Segundo o director do Serviço de Pneumologia do HDS, Gustavo Reis, na referida unidade multidisciplinar, que visa essencialmente a prestação de cuidados de excelência ao doente oncológico pulmonar, “a colaboração de um cirurgião torácico aporta enriquecimento à decisão terapêutica, capacidade de diagnóstico e de tratamento”. Deste modo, “além da actividade cirúrgica, a sua actividade contempla a realização de consulta externa e consultoria”.

Como tal, acrescenta o pneumologista, “outros serviços irão, de igual modo, beneficiar com a possibilidade de referenciação à consulta externa, obtenção de parecer em doentes internados e abordagem cirúrgica de patologia benigna, nomeadamente infecciosa”.

Por sua vez, Cláudia Lares dos Santos, responsável da Unidade de Pneumologia Oncológica, destaca que “a presença de um cirurgião torácico diminui o tempo de espera decorrente de referenciações sequenciais”.

Por outro lado, afirma,  “parece mesmo aumentar a taxa de referenciação para cirurgia de ressecção pulmonar com intuito curativo a qual, como sabemos, constitui o melhor tratamento que podemos oferecer a um doente com cancro do pulmão, quando há indicação para tal”.

João Santos Silva, o cirurgião torácico recentemente contratado pelo HDS, salienta que “a cirurgia torácica pode intervir em diversas patologias e cenários, desde o doente com neoplasia pulmonar até ao doente internado por infecção respiratória ou traumatismo torácico”.

“O objectivo desta colaboração será uma resposta mais atempada das situações de internamento, evitando transferências inter-hospitalares e tempos de espera, no melhor interesse do doente, permitindo o seu tratamento em Santarém, mais perto de casa e da família, sem desperdício de recursos”, acrescenta o especialista.

Neste projecto estiveram desde o início envolvidas muitas equipas do HDS. Desde a preparação do doente até ao apoio pós-operatório, que envolveu a pneumologia, a anestesiologia, a cirurgia torácica, a cirurgia geral, a unidade de cuidados intensivos, a medicina física e reabilitação e equipas de enfermagem do bloco operatório, da enfermaria de pneumologia e unidade de cuidados intensivos.

Leia também...

Alterações climáticas estão a criar “condições ideais” para doenças infecciosas

As alterações climáticas estão a gerar “condições ideais” para várias doenças infecciosas, mas apenas 0,3% do financiamento global para combater as mudanças do clima…

Hospital de Torres Novas com TAC instalado

Os exames de TAC aos primeiros doentes estão já marcados. O Equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) encontra-se em fase final de instalação, na…

Câmara de Santarém apoia Grupos de Dadores de Sangue do concelho em mais de 8 mil euros

A Câmara Municipal de Santarém aprovou, na reunião do Executivo de dia 12 de Julho, um apoio financeiro de 8934 euros para os Grupos…

Unidade Local de Saúde da Lezíria acolhe novos enfermeiros

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS da Lezíria) acolheu hoje, dia 16 de setembro, mais 14 novos enfermeiros que irão desempenhar funções…