O Hospital Distrital de Santarém (HDS) registou uma redução de 49% de novos casos de maus-tratos a crianças sinalizados, entre 2019 e 2020, tendo em curso, durante este mês, a campanha “A violência não pode ser um segredo”.

“A covid-19 trouxe condições que potenciaram a ocorrência de maus-tratos infantis. No entanto, a pandemia e o confinamento conduziram a uma redução do número de casos sinalizados”, afirma Marcos Sanches, pediatra e elemento do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) do HDS.

Em comunicado, o HDS afirma que, no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a campanha inclui diversos suportes partilhados nas redes sociais, dirigidos quer aos profissionais da unidade hospitalar, quer à população em geral.

“As crianças, seres indefesos, procuram e exigem a felicidade que lhes poderá estar a ser retirada”, sublinha o pediatra, num vídeo integrado na campanha organizada pelo HDS.

Marcos Sanches adverte que “cabe a todos, profissionais de saúde e sociedade, alertar para a problemática e sinalizar”.

Além de Marcos Sanches, o núcleo integra uma psicóloga, Sheila Sousa, uma enfermeira, Sandra Paulino, e uma assistente social, Isabel Jorge, é acrescentado na nota.

Leia também...

Autoagendamento para maiores de 45 arranca na próxima semana

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para maiores de 45 anos vai iniciar-se na próxima semana, anunciou o secretário de Estado Adjunto e…

Hospitais do Médio Tejo alteram horário de visitas

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, decidiu reforçar a segurança para a realização de visitas a doentes com a…

Profissionais do Hospital de Santarém iniciam segunda dose da vacinação contra a covid-19

Os profissionais de saúde do Hospital Distrital de Santarém (HDS) já começaram a ser r vacinados com a segunda dose da vacina contra a…

António Esparteiro é o novo Provedor do Utente da ULS Lezíria

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) nomeou António Augusto Esparteiro como novo Provedor do Utente, em conformidade…