O Hospital Distrital de Santarém (HDS) registou uma redução de 49% de novos casos de maus-tratos a crianças sinalizados, entre 2019 e 2020, tendo em curso, durante este mês, a campanha “A violência não pode ser um segredo”.

“A covid-19 trouxe condições que potenciaram a ocorrência de maus-tratos infantis. No entanto, a pandemia e o confinamento conduziram a uma redução do número de casos sinalizados”, afirma Marcos Sanches, pediatra e elemento do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) do HDS.

Em comunicado, o HDS afirma que, no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a campanha inclui diversos suportes partilhados nas redes sociais, dirigidos quer aos profissionais da unidade hospitalar, quer à população em geral.

“As crianças, seres indefesos, procuram e exigem a felicidade que lhes poderá estar a ser retirada”, sublinha o pediatra, num vídeo integrado na campanha organizada pelo HDS.

Marcos Sanches adverte que “cabe a todos, profissionais de saúde e sociedade, alertar para a problemática e sinalizar”.

Além de Marcos Sanches, o núcleo integra uma psicóloga, Sheila Sousa, uma enfermeira, Sandra Paulino, e uma assistente social, Isabel Jorge, é acrescentado na nota.

Leia também...

Testes rápidos de antigénio continuam a ser comparticipados em Setembro

O regime excepcional e temporário de comparticipação dos testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional para diagnóstico do vírus SARS-CoV-2 vai ser renovado…

Portal do auto-agendamento para vacinação entrou em funcionamento

As pessoas com mais de 65 anos já podem escolher a data e o local para serem vacinados através do Portal do Auto-agendamento para…

Distrital do PSD exige investimento no Centro Hospitalar do Médio Tejo

A distrital de Santarém do PSD exigiu ao Governo que invista no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) para melhorar a resposta à população…

Alcanena rejeita transferência da urgência pediátrica para Abrantes

A Câmara e a Assembleia Municipal de Alcanena aprovaram por unanimidade uma moção contra a proposta “Rede de Referenciação Hospitalar – Pediatria”, que prevê…