Foto ilustrativa

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) não teve até à data um aumento de internamentos devido à Covid-19, registando apenas um aumento na afluência ao serviço de urgência.

Segundo fonte oficial do Hospital de Santarém, a unidade hospitalar tem “actualmente internados 10 doentes em enfermaria, menos 20 do que há um mês, por exemplo”, tendo acrescentado não haver “doentes internados em cuidados intermédios e intensivos”.

Apesar de não ser o hospital de referência da Covid-19 na região, o HDS afirma não ter falta de camas ou de outros meios, inclusive humanos.

“As camas são activadas consoante as necessidades e estão definidas nos vários níveis do plano de contingência”, afirmou.

Apesar de aumento de casos não se reflectir em internamentos, fonte hospitalar assinala um aumento de afluência à urgência, sendo na sua maioria doentes não urgentes.

“A grande maioria dos doentes encaminhados pelo SNS24 são doentes não urgentes, os quais contribuem para prolongar o atendimento dos urgentes. Face ao aumento do número de infectados, prevê-se um aumento da afluência à urgência nas próximas semanas”, concluiu.

Leia também...

Restrições para o Ano Novo entraram em vigor à meia noite de desta quinta-feira

As restrições para conter a pandemia de covid-19 no período de Ano Novo entraram às 00h00 de hoje em vigor e vão manter-se até sábado,…

Estudantes aprendem a salvar vidas no CHMT

Mais de 200 estudantes do ensino secundário de Abrantes, Tomar e Torres Novas estiveram presentes numa acção de Mass Training, formação de Suporte Básico…

Acompanhamento de grávidas no parto suspenso no Hospital de Santarém

O serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém decidiu suspender, desde sábado 28 de Março e por tempo indeterminado, o acompanhamento das grávidas…

Autarca alerta para agravamento da falta de médicos

Falta de médicos de família reflecte-se em mais de 10 mil utentes.