O Hospital Distrital de Santarém (HDS) não teve até à data um aumento de internamentos devido à Covid-19, registando apenas um aumento na afluência ao serviço de urgência.
Segundo fonte oficial do Hospital de Santarém, a unidade hospitalar tem “actualmente internados 10 doentes em enfermaria, menos 20 do que há um mês, por exemplo”, tendo acrescentado não haver “doentes internados em cuidados intermédios e intensivos”.
Apesar de não ser o hospital de referência da Covid-19 na região, o HDS afirma não ter falta de camas ou de outros meios, inclusive humanos.
“As camas são activadas consoante as necessidades e estão definidas nos vários níveis do plano de contingência”, afirmou.
Apesar de aumento de casos não se reflectir em internamentos, fonte hospitalar assinala um aumento de afluência à urgência, sendo na sua maioria doentes não urgentes.
“A grande maioria dos doentes encaminhados pelo SNS24 são doentes não urgentes, os quais contribuem para prolongar o atendimento dos urgentes. Face ao aumento do número de infectados, prevê-se um aumento da afluência à urgência nas próximas semanas”, concluiu.