A Associação Voluntária do Hospital Distrital de Santarém (AVHDS) acaba de ser criada por proposta do Conselho de Administração do Hospital, que pretende reger-se por princípios de solidariedade numa perspectiva de humanização.

Segundo o Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém, a nova associação tem como objectivos a “promoção do apoio de iniciativas de carácter cultural e social que visem a criação de um melhor acolhimento dos doentes e familiares”.

A AVHDS pretende, por outro lado, colaborar com os serviços e profissionais de saúde na ajuda aos doentes, nomeadamente nas áreas de ocupação dos tempos livres e acompanhamento dos doentes e familiares, na instituição e na comunidade.

Propõe-se ainda a trabalhar com entidades públicas, privadas, colectivas e singulares, em tudo o que diz respeito à melhoria do atendimento e prestação de cuidados de saúde, tendo sempre em vista a dignificação da pessoa, do doente e defesa dos seus direitos.

Para além do mecenato e de outras possíveis actividades realizadas com a finalidade de angariação de fundos, a associação dependerá das quotas dos associados que conseguir recrutar.

Aqueles que estejam interessados em tornar-se sócios e/ ou voluntários deverão entrar em contacto através do email associacao.voluntaria.hds@gmail.com. Todos os candidatos seleccionados farão formação.

A Associação pretende apresentar-se à comunidade do HDS com a organização de um conjunto de actividades realizadas no âmbito do Dia Mundial do Doente, que decorrem entre 7 e 12 de Fevereiro.

Leia também...

Autoagendamento da vacina já disponível para pessoas com 23 ou mais anos

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 23 ou mais anos ficou hoje disponível no portal da Direção-Geral da Saúde destinado…

73% da população da Lezíria já foi inoculada com pelo menos um dose de vacina da covid-19

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria administrou 135.934 vacinas até ao dia 11 de Junho, um número que representa que mais…

Tempos de espera nos hospitais privados variam entre as três e as quatro horas

Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais privados na região de Lisboa às 17:00 de hoje alternavam entre mais de quatro…

ACES Lezíria apela aos idosos para que se vacinem contra a gripe e a covid-19

O ACES Lezíria lançou um apelo à população com 65 ou mais anos para que se vacinem contra a gripe e contra a covid-19,…