A Associação Voluntária do Hospital Distrital de Santarém (AVHDS) acaba de ser criada por proposta do Conselho de Administração do Hospital, que pretende reger-se por princípios de solidariedade numa perspectiva de humanização.

Segundo o Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém, a nova associação tem como objectivos a “promoção do apoio de iniciativas de carácter cultural e social que visem a criação de um melhor acolhimento dos doentes e familiares”.

A AVHDS pretende, por outro lado, colaborar com os serviços e profissionais de saúde na ajuda aos doentes, nomeadamente nas áreas de ocupação dos tempos livres e acompanhamento dos doentes e familiares, na instituição e na comunidade.

Propõe-se ainda a trabalhar com entidades públicas, privadas, colectivas e singulares, em tudo o que diz respeito à melhoria do atendimento e prestação de cuidados de saúde, tendo sempre em vista a dignificação da pessoa, do doente e defesa dos seus direitos.

Para além do mecenato e de outras possíveis actividades realizadas com a finalidade de angariação de fundos, a associação dependerá das quotas dos associados que conseguir recrutar.

Aqueles que estejam interessados em tornar-se sócios e/ ou voluntários deverão entrar em contacto através do email associacao.voluntaria.hds@gmail.com. Todos os candidatos seleccionados farão formação.

A Associação pretende apresentar-se à comunidade do HDS com a organização de um conjunto de actividades realizadas no âmbito do Dia Mundial do Doente, que decorrem entre 7 e 12 de Fevereiro.

Leia também...

Abrantes inaugura Balcão SNS 24

Foi inaugurado esta quarta-feira, 21 de maio, o Balcão SNS 24 que permite aos munícipes marcarem consultas e exames, solicitar a medicação habitual, baixas…

Autarquia promove testagem preventiva à covid-19

Em Ourém.

Vacinação simultânea contra gripe e covid-19 arranca hoje

A administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e a covid-19 arranca hoje em Portugal, com a Direção-Geral da Saúde (DGS) a prever…

Laboratório do Centro Hospitalar do Médio Tejo ganha autonomia e processa 1.500 testes/dia

O Laboratório de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) alcançou a autonomia tecnológica na realização de testes à covid-19, com capacidade…