A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Médio Tejo recebeu, no dia 13 de Dezembro, a certificação pela norma ISO 9001:2015.

Uma certificação que acontece ainda antes de esta Unidade celebrar o primeiro ano de existência, que se completará no próximo dia 19 de Dezembro. Este processo de certificação, agora concluído, torna o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, na primeira entidade Hospitalar do país a certificar uma Unidade de Hospitalização Domiciliária.

O âmbito desta certificação incidiu sobre a admissão e transferência de doentes para a UHD e Internamento na UHD. O processo foi iniciado em Maio deste ano e terminou no mês de Dezembro. Terá revisão anual, por forma a garantir a continuidade das condições de qualidade e de procedimentos validados pela norma  ISO 9001:2015.

Os objectivos desta certificação passam por estabelecer critérios de qualidade e satisfação de clientes internos e externos definindo todos os procedimentos da Unidade, tendo por base as Norma da Direção Geral de Saúde e a Missão do CHMT; garantir a qualidade nos processos certificados, com a monitorização contínua do Processo; implementar medidas de melhoria contínua dos processos tendo em consideração os objectivos e indicadores monitorizados e realizar benchmarking e actualizar os procedimentos de forma a garantir os melhores resultados.

As vantagens deste processo de Certificação incidem sobre a uniformização de procedimentos tendo por base a legis artis, no âmbito da Hospitalização Domiciliária; a reflexão sistemática da equipa multidisciplinar sobre os resultados obtidos e procura de soluções de forma a garantir a melhoria contínua dos processos o que melhorou o relacionamento da mesma; a relação com outros Departamentos do CHMT (Logística, Farmácia; Patologia Clínica) de forma a uniformizar processos que são transversais na Instituição; e formação contínua e acções de sensibilização internas e externas para divulgação da Hospitalização Domiciliária ainda recente em Portugal.

Este projeto do CHMT, EPE, resultou do trabalho em equipa entre a Unidade de Hospitalização Domiciliária e o Serviço de Gestão da Qualidade e junta esta nova certificação a um grupo de outros Serviços Assistenciais do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, como são exemplo o Serviço de Pneumologia, a Unidade de Diabetes e Obesidade e a Rede de água do Serviço de Instalações e Equipamentos, todos certificados durante o ano de 2018.

Já antes outros Serviços do CHMT estavam certificados como são os casos, a título de exemplo, do Serviço de Nefrologia, do Serviço de Imuno-hemoterapia, da Central de Esterilização,  dos Cuidados Intensivos (UCIP), do Serviço de Obstetrícia, dos Cuidados Paliativos, do Serviço de Psiquiatria, do Serviço de Pediatria – Cuidados Neonatais, da VMER, da SIV e do Serviço de Patologia Clínica.

O conjunto dos Serviços Assistenciais certificados no CHMT, EPE, torna esta Instituição hospitalar numa das principais do Serviço Nacional de Saúde com maior número de Serviços Assistenciais certificados.

Com uma equipa de 65 auditores internos, o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE encontra-se no grupo dos hospitais do SNS, com maior número de Serviços Certificados e que têm mantido essas certificações, após as revisões anuais dos respectivos processos de Certificação.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…