II Festival de Estátuas Humanas de 9 a 11 de Agosto em Santarém

O II Festival de Estátuas Humanas vai levar 16 artistas a realizar performances de imobilidade expressiva em diferentes ruas do centro histórico de Santarém, em Agosto, nos dias 9 e 10, entre as 21h30 e as 23h30, e no do dia 11, entre as 17h30 e as 19h30.

A iniciativa é integrada no projecto municipal Santarém Cultura/In Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura.

O público vai cruzar-se com uma espécie de galeria de arte ao ar livre, onde se encontram 16 estátuas humanas distribuídas pelas ruas Serpa Pinto e Capelo Ivens. Estas estátuas vão estar a concurso, havendo um prémio para a mais votada pelo público e outro prémio atribuído por um júri.

PUBLICIDADE

Também quatro conceituados artistas (Cartoonette, Madame Cherry, O Flautista de Hamelin e Senhor Árvore), desta arte urbana, premiados quer no panorama nacional quer internacional, vão estar na rua Guilherme de Azevedo.

No dia 11, no final do evento, todas as estátuas (a concurso) vão reunir-se no palco do Largo Padre Chiquito, às 20h00, para a revelação dos vencedores.

A direcção artística está a cargo dos Quideia, mestres na “arte de quietude”, os artistas presentes, sem o recurso à palavra, vão criar um ambiente recheado de surpresas, seja pelo impacto visual que suscitam junto dos transeuntes, seja pela atractiva caracterização e indumentária das personagens que representam.

O conjunto estático apresentará diversas figuras como “O Padrão de Santa Iria”, “José Saramago”, “Mama Killa – Deusa Inca”, “Jade- A Samurai” e o “Minotauro”, entre muitas outras.

Esta iniciativa que tem vindo a atrair cada vez mais público evidencia a importância dada à pluralidade de expressões artísticas e sobretudo valorizar esta arte que conjuga capacidade física, mental e artística.

Durante o evento não vai faltar a animação. No dia 10, com os Malabares de Fogo pelos Human’Arte e no dia 11, com a Orquestra Improvável. O Festival apela sempre à surpresa e ao encantamento dos sentidos pelas propostas dos artistas/estátuas.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS