O II Festival de Estátuas Humanas vai levar 16 artistas a realizar performances de imobilidade expressiva em diferentes ruas do centro histórico de Santarém, em Agosto, nos dias 9 e 10, entre as 21h30 e as 23h30, e no do dia 11, entre as 17h30 e as 19h30.

A iniciativa é integrada no projecto municipal Santarém Cultura/In Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura.

O público vai cruzar-se com uma espécie de galeria de arte ao ar livre, onde se encontram 16 estátuas humanas distribuídas pelas ruas Serpa Pinto e Capelo Ivens. Estas estátuas vão estar a concurso, havendo um prémio para a mais votada pelo público e outro prémio atribuído por um júri.

Também quatro conceituados artistas (Cartoonette, Madame Cherry, O Flautista de Hamelin e Senhor Árvore), desta arte urbana, premiados quer no panorama nacional quer internacional, vão estar na rua Guilherme de Azevedo.

No dia 11, no final do evento, todas as estátuas (a concurso) vão reunir-se no palco do Largo Padre Chiquito, às 20h00, para a revelação dos vencedores.

A direcção artística está a cargo dos Quideia, mestres na “arte de quietude”, os artistas presentes, sem o recurso à palavra, vão criar um ambiente recheado de surpresas, seja pelo impacto visual que suscitam junto dos transeuntes, seja pela atractiva caracterização e indumentária das personagens que representam.

O conjunto estático apresentará diversas figuras como “O Padrão de Santa Iria”, “José Saramago”, “Mama Killa – Deusa Inca”, “Jade- A Samurai” e o “Minotauro”, entre muitas outras.

Esta iniciativa que tem vindo a atrair cada vez mais público evidencia a importância dada à pluralidade de expressões artísticas e sobretudo valorizar esta arte que conjuga capacidade física, mental e artística.

Durante o evento não vai faltar a animação. No dia 10, com os Malabares de Fogo pelos Human’Arte e no dia 11, com a Orquestra Improvável. O Festival apela sempre à surpresa e ao encantamento dos sentidos pelas propostas dos artistas/estátuas.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…