Uma estatueta comemorativa do centenário da escultura da Senhora de Fátima vai ser lançada no mercado, na quinta-feira, 18 de Junho, com uma edição limitada de 25 mil exemplares e que inclui uma componente solidária.

Apresentada hoje no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, concelho de Ourém, a imagem será comercializada por 25 euros, revertendo por cada unidade um euro para apoio a crianças e jovens residentes no Centro de Ação Social do Santuário de Fátima – Casa São Miguel.

“Ao envolver as fábricas locais, este projecto valoriza um sector económico importante para Fátima, que é a sua indústria de artigos religiosos”, disse a presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO), Purificação Reis, que enfatizou o valor de uma produção local certificada “exaltando o mais importante ícone mariano da actualidade”.

O fabrico e comercialização desta série de imagens da Senhora de Fátima (em poliestireno, do grupo dos termoplásticos) resultou de uma parceria da ACISO com a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (IN-CM) e o Santuário de Fátima, cujo reitor, o padre Carlos Cabecinhas, participou também na cerimónia.

“Este projecto persegue um louvável objectivo social para o qual todos somos convidados a contribuir, não só através da aquisição da imagem, mas também através do forte empenho na sua divulgação e na sua comercialização”, afirmou Purificação Reis, realçando que idêntico fim comunitário “está também presente” no terço comemorativo do centenário das “Aparições de Fátima”, lançado em 2017 e ainda no mercado.

A dirigente salientou que as imagens da Senhora de Fátima e os terços “são os objectos que os peregrinos mais levam para suas casas” quando visitam o complexo mariano da Cova da Iria.

“A beleza e simplicidade da imagem, de cor única, pretende transmitir a paz e o despojamento, convidando à meditação, à oração e à celebração da fé”, explicou.

A iniciativa da associação empresarial contou com a assessoria do Santuário, na selecção de imagens e elaboração de textos para o livro que acompanha a estatueta, e a cedência por uma fábrica local de artigos religiosos de um protótipo em madeira que permitiu a concepção do molde para a reprodução da peça.

Numerada e com um selo holográfico de certificação da IN-CM, cada estatueta é acompanhada de um livro explicativo em sete línguas – Português, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Alemão, Polaco – cujos textos são da autoria do director do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

Intervieram igualmente na sessão o administrador da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Alcides Gama, e a directora do Centro de Ação Social do Santuário de Fátima, Nanci Leite.

A produção da imagem comemorativa e do livro envolveu três empresas de Fátima, associadas da ACISO.

Leia também...

Igreja “preparada” para resultado de relatório sobre abusos não aponta expectativas

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) assegura estar preparada para “tomar medidas adequadas”…

Casal de sexagenários detido pela GNR por assalto à mão armada

Um homem e uma mulher de 63 e 65 anos, respectivamente, foram…
Foto de Arquivo

Militar morre em Santa Margarida em circunstâncias ainda por apurar

Um militar morreu no domingo à noite no Campo Militar de Santa…
Foto ilustrativa

Imagens religiosas e objectos em metal furtados de três cemitérios de Abrantes

Imagens religiosas, cruzes em cobre e objetos metálicos foram furtados na madrugada…