Uma estatueta comemorativa do centenário da escultura da Senhora de Fátima vai ser lançada no mercado, na quinta-feira, 18 de Junho, com uma edição limitada de 25 mil exemplares e que inclui uma componente solidária.

Apresentada hoje no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, concelho de Ourém, a imagem será comercializada por 25 euros, revertendo por cada unidade um euro para apoio a crianças e jovens residentes no Centro de Ação Social do Santuário de Fátima – Casa São Miguel.

“Ao envolver as fábricas locais, este projecto valoriza um sector económico importante para Fátima, que é a sua indústria de artigos religiosos”, disse a presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO), Purificação Reis, que enfatizou o valor de uma produção local certificada “exaltando o mais importante ícone mariano da actualidade”.

O fabrico e comercialização desta série de imagens da Senhora de Fátima (em poliestireno, do grupo dos termoplásticos) resultou de uma parceria da ACISO com a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (IN-CM) e o Santuário de Fátima, cujo reitor, o padre Carlos Cabecinhas, participou também na cerimónia.

“Este projecto persegue um louvável objectivo social para o qual todos somos convidados a contribuir, não só através da aquisição da imagem, mas também através do forte empenho na sua divulgação e na sua comercialização”, afirmou Purificação Reis, realçando que idêntico fim comunitário “está também presente” no terço comemorativo do centenário das “Aparições de Fátima”, lançado em 2017 e ainda no mercado.

A dirigente salientou que as imagens da Senhora de Fátima e os terços “são os objectos que os peregrinos mais levam para suas casas” quando visitam o complexo mariano da Cova da Iria.

“A beleza e simplicidade da imagem, de cor única, pretende transmitir a paz e o despojamento, convidando à meditação, à oração e à celebração da fé”, explicou.

A iniciativa da associação empresarial contou com a assessoria do Santuário, na selecção de imagens e elaboração de textos para o livro que acompanha a estatueta, e a cedência por uma fábrica local de artigos religiosos de um protótipo em madeira que permitiu a concepção do molde para a reprodução da peça.

Numerada e com um selo holográfico de certificação da IN-CM, cada estatueta é acompanhada de um livro explicativo em sete línguas – Português, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Alemão, Polaco – cujos textos são da autoria do director do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

Intervieram igualmente na sessão o administrador da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Alcides Gama, e a directora do Centro de Ação Social do Santuário de Fátima, Nanci Leite.

A produção da imagem comemorativa e do livro envolveu três empresas de Fátima, associadas da ACISO.

Leia também...

Luís Montenegro inaugura Igreja de São João de Alporão

Após mais de uma década encerrada, a Igreja de São João de Alporão, em Santarém, reabriu as suas portas hoje, pelas 15h30, depois de…

Espectáculo de rua Sómente em Tomar no âmbito do 2º Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

Tomar vai receber, no próximo sábado, no âmbito do 2º Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas,  um espectáculo que promete deslumbrar…

Detido em Tomar por conduzir com 2,26 g/l de álcool no sangue

Um homem de 34 anos foi detido, no passado fim de semana, com uma taxa de álcool de 2,263 gramas por litro no sangue…

Homem de 48 anos detido por perseguir e ameaçar de morte ex-companheira em Almeirim

Um homem de 48 anos foi detido pela GNR por violência doméstica esta sexta-feira, 2 de Julho, no concelho de Almeirim. Segundo a GNR,…