O estudo do fenómeno da peregrinação e da sua importância no contexto de Fátima é um dos objectivos do oitavo Curso de Verão do Santuário de Fátima, a realizar entre 05 e 07 de Julho, anunciou a instituição.

A peregrinação “é um dos eixos estruturantes do fenómeno de Fátima e, claramente, uma das suas marcas mais icónicas”, defende o director do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e coordenador dos Cursos de Verão, Marco Daniel Duarte.

Segundo este responsável, citado na página de internet do Santuário, “desde 1917 que, atraídos pela ‘boa notícia’ de Fátima, miríades de homens e mulheres se fizeram peregrinos da Cova da Iria, conferindo a Fátima um estatuto muito importante entre os lugares de peregrinação do mundo contemporâneo”.

“O acto de peregrinar nunca saiu de moda”, acrescentou Marco Daniel Duarte, para quem “é importante perceber o fenómeno de Fátima no contexto geral da peregrinação e como este fenómeno se torna tão importante em Fátima desde a primeira hora”.

O bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, o reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, as universitárias Maria José Azevedo e Maria Isabel Roque, bem como o jornalista Joaquim Franco ou Maria Calado, do Centro Nacional de Cultura, serão algumas das figuras que irão ministrar as aulas deste curso.

Visitas a locais relacionados com a prática da peregrinação em Fátima estão também previstas, entre os quais à Basílica da Santíssima Trindade, à Capela do Santíssimo Sacramento, à Colunata, à Capelinha das Aparições e ao Lava-Pés.

Leia também...
Foto de arquivo

AF Santarém não reconhece Mação como campeão e participa ao Ministério Público “eventuais práticas de crimes”

A Associação de Futebol de Santarém decidiu esta tarde, em reunião de…

13 associações do distrito recebem equipamentos eléctricos usados

As 13 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Santarém que…

Seniores Vitorianos regressam aos triunfos com goleada

No passado domingo, os vitorianos receberam a Casa do Benfica em Golegã,…

Abrantes cria aplicação com “botão de pânico” para alertas de violência doméstica

A Câmara de Abrantes criou uma aplicação para telemóvel que inclui um…