O In. Santarém “Volta à Rua” esta sexta-feira, dia 23, pelas 19h00, na Parada da Ex EPC – Escola Prática de Cavalaria, para receber “Oyun”, El Fedito, um espectáculo que combina humor, originalidade, ritmo e uma apurada técnica de malabares.
Fedito é o nome artístico e o nome da Companhia Federico Menini, artista de circo argentino, residente em Espanha.

Em ‘Oyun’ (do turco ‘jogo’) tudo gira em torno de potes e outros elementos quotidianos, e, à medida que se vai construindo um artefacto em equilíbrio, o malabarista vai criando o espaço, desenhando o ar e, sobretudo, brincando e desafiando a gravidade.

Este espectáculo é resultado de anos de pesquisa e experimentação, com inspiração proveniente de diferentes disciplinas artísticas: escultura, desenho, poesia visual, fotografia, arquitectura, música, pintura, teatro, circo.

No mesmo dia, às 21h00, os Claustros do Convento S. Francisco recebem Teatro de Rua – Affetto d’Amore, pela companhia Mr.Moustache, de Itália.

Mr. Mustache é um homem na casa dos trinta, alimentado por um único objectivo: encontrar o amor. Ele adorava ser um galã. Ao seu estilo desajeitado e um pouco vintage, fará um caminho árduo e inesperado para encontrar o seu amor na plateia. Uma aventura pelos caminhos inesperados do amor.

No sábado, dia 24 de Julho, às 10h30, os Claustros do Convento S. Francisco acolhem a peça de teatro “Tejo por um Fio”, pela Companhia Aqui Há Gato. Um espectáculo que sensibiliza para a questão da poluição do Rio Tejo.

Esta actividade está integrada na Programação em Rede, uma iniciativa da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, em parceria com o Município de Santarém, através do projecto Santarém Cultura, e tem o apoio da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), Portugal 2020 e Alentejo 2020.

Às 21h00, o Convento S. Francisco recebe o espectáculo de Circo “Sin Ojana” – Chicharrón (Espanha). Chicharrón, último elo de uma dinastia flamenga, traz uma carroça onde guarda o rock flamengo da família, onde mistura os ritmos flamengos com os malabares. “Sin Ojana” significa sem mentiras, sem hipocrisias. Isso é o que Chicharrón traz consigo: uma canção à liberdade, uma homenagem ao flamengo, às mulheres e aos eventos da vida.

Leia também...

Carnaval de Samora Correia sem corso mas com promessa de muita animação

O Carnaval de Samora Correia não terá este ano o habitual corso com carros alegóricos e grupos de mascarados, mas a associação que o…

Governo proíbe realização de festivais de música até 30 de Setembro

A realização de festivais de música está proibida em Portugal até 30 de Setembro, anunciou o Governo, após reunião do Conselho de Ministros. “Neste…

Escultura memorial da “Praça da Jorna” vai ser inaugurada no Largo do Rossio

O Município da Azambuja vai inaugurar a 13 de Maio um memorial de homenagem à tradicional “Praça da Jorna”, local onde os homens do…

Bons Sons comemoram 10.ª edição com manifesto sobre o festival e a aldeia de Cem Soldos

O festival Bons Sons, a comemorar dez edições realizadas em 13 anos, lançou esta segunda-feira, 11 de Março, um manifesto que define em dez…