Entre 23 e 26 deste mês, o in.Str — Festival de Verão In.Santarém traz à cidade e ao concelho um programa diversificado que cruza cinema, teatro, dança, folclore, marionetas, artes electrónicas e espectáculos de rua, com actividades a acontecer em vários espaços emblemáticos.
Na quarta-feira, 23, com a exibição do clássico de David Lynch O Homem Elefante, às 21h30 no Pátio do Teatro Sá da Bandeira. Nomeado para oito Óscares, o filme conta a história comovente de John Merrick, interpretado por John Hurt, vítima de uma doença congénita em plena era vitoriana.
Na quinta-feira, 24, a programação prossegue com a peça de marionetas A Mano, às 22h na Igreja de São João de Alporão, distinguida em diversos festivais internacionais. No dia seguinte, sexta-feira, 25, a mesma peça sobe ao palco da Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém, às 21h30. Ainda na quinta, Pernes acolhe um inédito Encontro de Folclore Ibérico, às 21h30 no Largo do Rossio, com grupos de Burgos e Tenerife. Às 22h, no Jardim da Liberdade, será apresentado Caricature, espectáculo itinerante que combina teatro físico, acrobacia e manipulação de objectos.
Sábado, 26, começa com uma visita guiada à Zona Alta de Pernes com o investigador Raúl Violante, a partir das 10h junto à Igreja Matriz, e uma aula de yoga no Jardim Portas do Sol, às 11h. À mesma hora, o Rancho Folclórico Os Camponeses, de São Vicente do Paúl, anima as ruas da cidade com um desfile inserido no projecto in.Tradição.
A tarde de sábado traz também a peça A Ursa Estelar, no Jardim Portas do Sol às 18h, e TotBé (Tudo Bem!), do grupo catalão Curolles, às 16h na Universidade da Terceira Idade de Alcanede, e às 21h30 em Almoster. Em Pernes, à mesma hora, será apresentada a peça de sombras japonesa Tenshô, de Beniko Tanaka, evocando a viagem dos primeiros jovens cristãos japoneses a Portugal no século XVI. Em Vaqueiros, também às 21h30, sobe ao palco Um Pouco Antes de Fugir, D. Quixote e Sancho em terras do Ribatejo, adaptação cénica com texto de Fernanda Narciso.
O sábado à noite culmina com o desfile das lagartixas gigantes iluminadas do grupo francês Cie Archibald Caramantran, com partida às 22h do Convento de São Francisco em direcção à Praça Visconde Serra do Pilar, acompanhadas pelos bombos e malabarismos do colectivo São Tiago a Rufar.
Em paralelo, as exposições de artes electrónicas Calcular na Areia 4, com curadoria do colectivo Arte Código, podem ser visitadas na Casa do Brasil e no Centro Cultural Regional de Santarém ao longo do festival.
Com um programa que cruza tradição e contemporaneidade, o in.Str 2025 volta a afirmar-se como um dos maiores eventos culturais do Verão scalabitano, envolvendo toda a comunidade e projectando Santarém como um centro dinâmico de cultura e património.