Foto: Município de Santarém

A Câmara Municipal de Santarém, associou-se hoje, dia 05 de Dezembro, à inauguração da Biblioteca Comunitária “Portas de Leitura”, promovida pelo ISLA Santarém e disponível no Jardim da Liberdade, numa iniciativa integrada na comemoração do Dia Internacional do Voluntariado e no Projeto ISLA Voluntário, que conta com o apoio do Município.

Emanuel Campos, vereador com o Pelouro da Cultura e vice-presidente do Município de Santarém, participou nesta iniciativa que “pretende incentivar à leitura e ao mesmo tempo fomentar o civismo na comunidade, valorizando a partilha de conhecimento através dos livros”, acompanhado por Domingos Santos Martinho, Presidente do ISLA Santarém e por Filipa Martinho, Administradora Delegada desta instituição de ensino.

O vereador da cultura da Câmara de Santarém, enalteceu “esta iniciativa do projeto ISLA Voluntário do ISLA Santarém – Instituto Politécnico, e lançou o desafio de replicar este Projeto, pelas juntas de freguesia do Concelho”, de forma a promover o acesso gratuito à leitura, incentivar à partilha de livros e reforçar o compromisso social entre a instituição de ensino e a comunidade Scalabitana.

Esta Biblioteca ao “ar livre”, pretende ser um símbolo de acesso livre ao conhecimento, à imaginação e à partilha de histórias”, tendo em conta que esta «biblioteca comunitária abre novas “portas” ao mundo dos livros, convidando todos a explorar, aprender e compartilhar saberes, com a missão de incentivar à leitura, como uma ponte para o futuro e para o crescimento”.

A utilização desta biblioteca é gratuita, pelo que todos podem “retirar, trocar ou deixar livros”, não sendo obrigatório devolver o mesmo livro. Solicita-se apenas que cada um, traga outro livro, de forma a manter o equilíbrio da coleção, isto é, para que haja sempre livros disponíveis para recolha.

O ISLA Santarém deixa o apelo “para que todos mantenham os livros em bom estado de conservação, não danifiquem, não vandalizem e não sujem, de forma a manter viva esta porta de acesso à leitura, cultura e partilha”.

Este Projeto pretende ainda ser um novo marco, na relação entre o ISLA Santarém e a cidade para que ao mesmo tempo que incentiva hábitos de leitura, fortaleça o espírito comunitário.

Esta parceria com o Município de Santarém tem também como objetivo, reforçar a importância da colaboração entre entidades públicas e instituições de ensino superior, na promoção da educação, cultura e responsabilidade social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

“Sabores e Saberes” assinala a partir de hoje 40 anos do Festival de Gastronomia

A Casa do Campino, em Santarém, recebe hoje a abertura do evento “Sabores e Saberes – 40 anos de História”, uma iniciativa que decorre…

Jardim-Horto acolhe observação nocturna do céu com poesia de Camões

O Jardim-Horto de Camões, em Constância, vai acolher, nas noites de 31 de Julho e de 21 de Agosto, a iniciativa “Astronomia e arte…

‘Tomar Jazz’ regressa à cidade templária

Concertos, ‘jam sessions’ e oficinas, são algumas das atividades que vão fazer parte dos três dias de programação do evento. A improvisação e a…

25 de Abril em Santarém com evocação a Salgueiro Maia e diversas iniciativas online

As Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural e a Câmara de Santarém comemoram o 46º aniversário do 25 de Abril com…