Foi inaugurada no passado sábado, 4 de Dezembro, na cidade de Samora Correia, a estátua de homenagem à cavaleira Maria Mil Homens, natural daquela cidade ribatejana.

Maria d´Oliveira Chaparro, conhecida como Maria Mil Homens, nasceu em Samora Correia, em 3 de Dezembro de 1928. Desde tenra idade que “a menina de cabelo negro e de olhos curiosos demonstrava um gosto particular pelo campo, pela liberdade proporcionada pelo ar livre e adorava acompanhar o seu avô”, João Francisco Mil Homens, nas actividades com os cavalos e com o gado numa fazenda da Companhia das Lezírias, onde o avô era arrendatário.

Maria Mil Homens seria uma “Maria rapaz” como, naquela época, vulgarmente se apelidavam as meninas que não seguiam os expectáveis comportamentos padrão para o sexo feminino. E assim era feliz, deixando uma palavra na tauromaquia portuguesa, sendo a primeira cavaleira portuguesa a actuar formalmente.

Depois de inaugurada uma exposição no Palácio do Infantado “Maria Mil Homens – do Sonho à Lenda”, foi agora erigido um monumento de homenagem à cavaleira, que está situado nas imediações da Avenida “O Século”.

Leia também...

“Chefs ao Tejo” mostra as potencialidades do Rio em Santarém (c/vídeo)

Até amanhã, dia 23 de Abril.

Corrida de Touros e espectáculos musicais marcam Semana da Ascensão na Chamusca

A Câmara Municipal da Chamusca apresentou o programa da Semana da Ascensão, que decorre entre os dias 8 a 16 de Maio, com destaque…

‘Abu Zacaria, O último Alcaide de Santarém’ em cena no Teatro Sá da Bandeira

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, recebe no próximo dia 12 de Setembro, pelas 21h30, o espectáculo ‘Abu Zacaria, O último Alcaide de…

Exposição “Rostos com Voz” no W Shopping alerta para a violência contra as mulheres

Uma organização do Comando Distrital de Santarém da PSP.