Foi inaugurada no passado sábado, 4 de Dezembro, na cidade de Samora Correia, a estátua de homenagem à cavaleira Maria Mil Homens, natural daquela cidade ribatejana.

Maria d´Oliveira Chaparro, conhecida como Maria Mil Homens, nasceu em Samora Correia, em 3 de Dezembro de 1928. Desde tenra idade que “a menina de cabelo negro e de olhos curiosos demonstrava um gosto particular pelo campo, pela liberdade proporcionada pelo ar livre e adorava acompanhar o seu avô”, João Francisco Mil Homens, nas actividades com os cavalos e com o gado numa fazenda da Companhia das Lezírias, onde o avô era arrendatário.

Maria Mil Homens seria uma “Maria rapaz” como, naquela época, vulgarmente se apelidavam as meninas que não seguiam os expectáveis comportamentos padrão para o sexo feminino. E assim era feliz, deixando uma palavra na tauromaquia portuguesa, sendo a primeira cavaleira portuguesa a actuar formalmente.

Depois de inaugurada uma exposição no Palácio do Infantado “Maria Mil Homens – do Sonho à Lenda”, foi agora erigido um monumento de homenagem à cavaleira, que está situado nas imediações da Avenida “O Século”.

Leia também...

Escultura n.º 1 da Virgem Peregrina de Fátima submetida a “estudo aprofundado”

A escultura n.º 1 da Virgem Peregrina de Fátima foi submetida a “um estudo aprofundado” feito por especialistas da Escola das Artes da Universidade…

Carlos Amado expõe “Destruição das Cidades” no Fórum Mário Viegas

O artista plástico Carlos Amado inaugurou no sábado (dia 6), pelas 17h30, no Fórum Actor Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém a…

Direcção do Rancho Folclórico
de Vale de Figueira reeleita por unanimidade

As eleições para a Direcção e Corpos Sociais do Rancho Folclórico de Vale de Figueira decorreram no dia 5 de Fevereiro, data em que…

35.º Festival Internacional de Folclore de Alcanena

O município de Alcanena prepara-se para receber a 35ª edição do Festival Internacional de Folclore, que acontece esta quinta-feira, dia 11 de Julho, pelas…