Foi inaugurada no passado sábado, 4 de Dezembro, na cidade de Samora Correia, a estátua de homenagem à cavaleira Maria Mil Homens, natural daquela cidade ribatejana.

Maria d´Oliveira Chaparro, conhecida como Maria Mil Homens, nasceu em Samora Correia, em 3 de Dezembro de 1928. Desde tenra idade que “a menina de cabelo negro e de olhos curiosos demonstrava um gosto particular pelo campo, pela liberdade proporcionada pelo ar livre e adorava acompanhar o seu avô”, João Francisco Mil Homens, nas actividades com os cavalos e com o gado numa fazenda da Companhia das Lezírias, onde o avô era arrendatário.

Maria Mil Homens seria uma “Maria rapaz” como, naquela época, vulgarmente se apelidavam as meninas que não seguiam os expectáveis comportamentos padrão para o sexo feminino. E assim era feliz, deixando uma palavra na tauromaquia portuguesa, sendo a primeira cavaleira portuguesa a actuar formalmente.

Depois de inaugurada uma exposição no Palácio do Infantado “Maria Mil Homens – do Sonho à Lenda”, foi agora erigido um monumento de homenagem à cavaleira, que está situado nas imediações da Avenida “O Século”.

Leia também...

Projeto “4 em Banda” apresenta espetáculo dedicado às grandes bandas sonoras do cinema

As bandas filarmónicas do Concelho de Azambuja, voltam a reunir-se para a promover o projeto “4 em Banda”, regressando ao palco com um “espetáculo…

Festas de Samora Correia esperam milhares de visitantes de 15 a 19 de Agosto

Samora Correia está a engalanar-se para receber, entre 15 e 19 de Agosto, milhares de visitantes nas festas da cidade em que o touro…

Inaugurado o Festival do Arrepiado em Almoster

O “Festival do Arrepiado” foi inaugurado no passado dia 11 de Julho, junto ao Convento de Almoster. Este evento é uma parte do calendário…

Fátima assinala centenário da morte de S. Francisco Marto com programa especial

O Santuário de Fátima vai assinalar o centenário da morte de S. Francisco Marto, em 4 de Abril, com um programa especial, que inclui…