Foi inaugurada no passado sábado, 4 de Dezembro, na cidade de Samora Correia, a estátua de homenagem à cavaleira Maria Mil Homens, natural daquela cidade ribatejana.

Maria d´Oliveira Chaparro, conhecida como Maria Mil Homens, nasceu em Samora Correia, em 3 de Dezembro de 1928. Desde tenra idade que “a menina de cabelo negro e de olhos curiosos demonstrava um gosto particular pelo campo, pela liberdade proporcionada pelo ar livre e adorava acompanhar o seu avô”, João Francisco Mil Homens, nas actividades com os cavalos e com o gado numa fazenda da Companhia das Lezírias, onde o avô era arrendatário.

Maria Mil Homens seria uma “Maria rapaz” como, naquela época, vulgarmente se apelidavam as meninas que não seguiam os expectáveis comportamentos padrão para o sexo feminino. E assim era feliz, deixando uma palavra na tauromaquia portuguesa, sendo a primeira cavaleira portuguesa a actuar formalmente.

Depois de inaugurada uma exposição no Palácio do Infantado “Maria Mil Homens – do Sonho à Lenda”, foi agora erigido um monumento de homenagem à cavaleira, que está situado nas imediações da Avenida “O Século”.

Leia também...

Quim Barreiros, Atóa e Merche Romero no Festival do Cogumelo da Parreira

A IV edição do Festival do Cogumelo realiza-se de 6 a 8 de Março, na Parreira, concelho da Chamusca. Um evento de dinamização e…

Recordar Celestino Graça: o Homem que “disse não à mediocridade e superou os seus próprios defeitos”

Os Grupos Infantil e Académico de Santarém promoveram este sábado, 13 de Janeiro, uma Romagem de Saudade à campa rasa de Celestino Graça, no…

Centro Cultural do Cartaxo recebe “outros cânticos” no Natal

As Cartaxo Sessions apresentam, na sexta-feira à noite, no Centro Cultural do Cartaxo, Bruto and the Cannibals, Palmers e Bunny O’Williams, trazendo, na sua…

Temporada tauromáquica arranca hoje com festival taurino

A temporada tauromáquica em Portugal arranca hoje com um festival taurino em Reguengos de Monsaraz (Évora), depois de uma época com “impactos negativos” devido…