Com o objectivo de apoiar o empreendedorismo e a criação de empresas, a NERSANT e o Município de Alcanena têm vindo a trabalhar na criação de uma incubadora de empresas que possa dar suporte aos novos negócios do concelho de Alcanena e àqueles que nele se pretendam instalar.

O resultado deste trabalho de parceria foi oficializado no passado sábado, dia 3 de Setembro, com a assinatura do protocolo entre o Município de Alcanena, representado pelo seu Presidente, Rui Anastácio, e a NERSANT, representada pelo seu Presidente da Direcção, Domingos Chambel, para a criação e dinamização da Startup Alcanena. “O apoio ao empreendedorismo e à criação de novos negócios é uma das prioridades da NERSANT. A nossa associação tem trabalhado arduamente para garantir aos empreendedores uma rede de incubação regional que possa dar suporte às suas intenções de investimento na região”, fez saber o Presidente da NERSANT, acrescentando que “um dos nossos objectivos é, em parceria com os Municípios, criar centros de incubação de empresas que tenham como objetivo incentivar a criação de novas empresas e potenciais empresários, incentivando a geração de novas dinâmicas empresariais, a criação de riqueza e postos de trabalho”.

O Startup Alcanena – Centro de Acolhimento de Iniciativa Empresarial consiste num centro logístico e de serviços destinado à instalação da actividade empresarial. A incubadora de empresas tem como funções dinamizar o empreendedorismo através do apoio a empreendedores que queiram criar a sua empresa e do desenvolvimento de iniciativas nas escolas do concelho para promover uma cultura empreendedora, prestar aconselhamento e apoio técnico aos empreendedores e às empresas do concelho de Alcanena nas mais diversas áreas, disponibilizar espaço para a instalação de empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento, criar um canal facilitado para processos de licenciamento de cariz empresarial e desenvolver ações para atração de novos investidores, em particular investimento externo.

O espaço contempla uma sala para a instalação e funcionamento do Núcleo NERSANT de Alcanena – onde a associação centrará toda a sua actividade de apoio ao tecido empresarial do concelho – bem como salas para a instalação de empresas recém-constituídas ou em vias de expansão. Ao Município, cabe a manutenção do espaço da Startup de Alcanena, situada nas instalações do Pavilhão Multiusos, sito na Rua D. Nuno Álvares Pereira, e à NERSANT a gestão das instalações, nomeadamente através da análise de candidaturas e cedência de espaços a empresas que ali se pretendam alojar.

A assinatura do protocolo entre a NERSANT e a Câmara Municipal de Alcanena realizou-se no âmbito da cerimónia “Regenerar Alcanena 2022”, integrada no planeamento estratégico sustentável do Município, que está empenhado em tornar o seu território mais atrativo, criando condições para a fixação de pessoas e empresas, sendo prioritária a dinamização e a recuperação da economia e criação de emprego qualificado. A cerimónia iniciou às 11:00, na Praça Marechal Carmona. Para além da assinatura do protocolo entre a NERSANT e o Município de Alcanena para a criação e dinamização da Startup de Alcanena, realizaram-se ainda a assinatura do protocolo para a criação do Complexo Sustentável Integrado de Instalações Industriais e/ou Logísticas (I&L) e a assinatura do Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento do projeto Ouro Líquido, entre os Municípios de Alcanena e Torres Novas. Foram ainda entregues os Galardões Acreditar Alcanena.

A cerimónia “Regenerar Alcanena 2022” encerrou com a visita e inauguração da Startup Alcanena, pelo Presidente da Direção da NERSANT e pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena. Marcaram presença, para além de vários representantes da NERSANT e do Município, a Presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, o Secretário da CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Miguel Pombeiro e o Presidente da APIC – Associação Portuguesa dos Industriais da Cortiça, Nuno Carvalho, entre diversos outros convidados.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…