Com o objectivo de apoiar o empreendedorismo e a criação de empresas, a NERSANT e o Município de Alcanena têm vindo a trabalhar na criação de uma incubadora de empresas que possa dar suporte aos novos negócios do concelho de Alcanena e àqueles que nele se pretendam instalar.

O resultado deste trabalho de parceria foi oficializado no passado sábado, dia 3 de Setembro, com a assinatura do protocolo entre o Município de Alcanena, representado pelo seu Presidente, Rui Anastácio, e a NERSANT, representada pelo seu Presidente da Direcção, Domingos Chambel, para a criação e dinamização da Startup Alcanena. “O apoio ao empreendedorismo e à criação de novos negócios é uma das prioridades da NERSANT. A nossa associação tem trabalhado arduamente para garantir aos empreendedores uma rede de incubação regional que possa dar suporte às suas intenções de investimento na região”, fez saber o Presidente da NERSANT, acrescentando que “um dos nossos objectivos é, em parceria com os Municípios, criar centros de incubação de empresas que tenham como objetivo incentivar a criação de novas empresas e potenciais empresários, incentivando a geração de novas dinâmicas empresariais, a criação de riqueza e postos de trabalho”.

O Startup Alcanena – Centro de Acolhimento de Iniciativa Empresarial consiste num centro logístico e de serviços destinado à instalação da actividade empresarial. A incubadora de empresas tem como funções dinamizar o empreendedorismo através do apoio a empreendedores que queiram criar a sua empresa e do desenvolvimento de iniciativas nas escolas do concelho para promover uma cultura empreendedora, prestar aconselhamento e apoio técnico aos empreendedores e às empresas do concelho de Alcanena nas mais diversas áreas, disponibilizar espaço para a instalação de empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento, criar um canal facilitado para processos de licenciamento de cariz empresarial e desenvolver ações para atração de novos investidores, em particular investimento externo.

O espaço contempla uma sala para a instalação e funcionamento do Núcleo NERSANT de Alcanena – onde a associação centrará toda a sua actividade de apoio ao tecido empresarial do concelho – bem como salas para a instalação de empresas recém-constituídas ou em vias de expansão. Ao Município, cabe a manutenção do espaço da Startup de Alcanena, situada nas instalações do Pavilhão Multiusos, sito na Rua D. Nuno Álvares Pereira, e à NERSANT a gestão das instalações, nomeadamente através da análise de candidaturas e cedência de espaços a empresas que ali se pretendam alojar.

A assinatura do protocolo entre a NERSANT e a Câmara Municipal de Alcanena realizou-se no âmbito da cerimónia “Regenerar Alcanena 2022”, integrada no planeamento estratégico sustentável do Município, que está empenhado em tornar o seu território mais atrativo, criando condições para a fixação de pessoas e empresas, sendo prioritária a dinamização e a recuperação da economia e criação de emprego qualificado. A cerimónia iniciou às 11:00, na Praça Marechal Carmona. Para além da assinatura do protocolo entre a NERSANT e o Município de Alcanena para a criação e dinamização da Startup de Alcanena, realizaram-se ainda a assinatura do protocolo para a criação do Complexo Sustentável Integrado de Instalações Industriais e/ou Logísticas (I&L) e a assinatura do Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento do projeto Ouro Líquido, entre os Municípios de Alcanena e Torres Novas. Foram ainda entregues os Galardões Acreditar Alcanena.

A cerimónia “Regenerar Alcanena 2022” encerrou com a visita e inauguração da Startup Alcanena, pelo Presidente da Direção da NERSANT e pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena. Marcaram presença, para além de vários representantes da NERSANT e do Município, a Presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, o Secretário da CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Miguel Pombeiro e o Presidente da APIC – Associação Portuguesa dos Industriais da Cortiça, Nuno Carvalho, entre diversos outros convidados.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…