A reunião para instalação dos órgãos da União de Freguesias da Cidade de Santarém, realizada esta segunda-feira, 3 de Novembro, no salão nobre da Casa do Campino, terminou, novamente, sem acordo entre as forças políticas representadas, mantendo-se o impasse na constituição do executivo liderado por Alfredo Amante, da coligação AD (PSD/CDS).

Durante a sessão, foram apresentadas e votadas três listas alternativas para o executivo, todas rejeitadas pela Assembleia de Freguesia. Face à ausência de consenso, o presidente Alfredo Amante decidiu encerrar a reunião, comprometendo-se a agendar nova sessão.

“Esta reunião foi a continuidade da primeira em que não houve consenso. Apresentei três cenários diferentes e foram rejeitados. Tive de encerrar a reunião, visto que, a nível do regimento, já não poderia suspendê-la. Irei agora cumprir as missões que me são confiadas a nível legal e posteriormente convocar uma nova reunião”, afirmou Alfredo Amante, no final do encontro.

O autarca explicou que a proposta da coligação visava garantir uma maioria estável dentro do executivo. “Essencialmente quisemos colocar todos dentro deste pressuposto com uma condição: a AD ganhou, a AD deve governar. Sei que tentaram colocar uma situação de dois mais dois, ( dois eleitos do PS e dois do partido Chega) mas isso colocava-nos numa posição minoritária. Na Assembleia de Freguesia, o PS já está em maioria, portanto não seria necessário esse equilíbrio também no executivo”, sustentou.

Questionado sobre o futuro, Alfredo Amante manifestou confiança numa solução de entendimento. “Acredito que, com bom senso e uma perspectiva de construção, será possível chegar a acordo. Estamos cá para servir a freguesia e corresponder àquilo que as pessoas votaram”, afirmou.

A coligação AD, vencedora das eleições na União de Freguesias da Cidade de Santarém, elegeu oito membros na Assembleia de Freguesia, o mesmo número que o PS, enquanto o Chega tem três eleitos. A ausência de maioria absoluta tem dificultado a formação do executivo, que continua por instalar após duas reuniões consecutivas sem consenso.

Leia também...

Bombeiros Municipais de Alcanena celebram 83º aniversário

Tiveram lugar no domingo, dia 22 de Outubro, as comemorações oficiais do 83.º Aniversário dos Bombeiros Municipais de Alcanena. O programa teve início com…

Proteção Civil registou 40 ocorrências até às 07:00 devido ao vento

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 40 ocorrências relacionadas com o vento…

Tiago Guedes regressa a Alcanena para assinalar 20 anos da Materiais Diversos

O coreógrafo e programador Tiago Guedes, actual director da La Maison de la Danse (Lyon, França), regressa a Alcanena, com dois espetáculos que assinalam…

Requalificação do Largo do Mosteiro de Santa Maria de Almoster a quatro meses do fim

A Câmara de Santarém assinou na segunda-feira, 1 de Fevereiro, o auto auto de consignação para a conclusão da empreitada de requalificação do Largo…