A portuguesa Inês Henriques, atleta de Rio Maior, sagrou-se hoje campeã europeia nos 50 quilómetros de marcha, em Berlim, nos Europeus de atletismo, juntando o título continental ao do mundo, conquistado em 2017.

A marchadora do CN Rio Maior, de 38 anos, liderou a prova desde o início, concluindo a distância em 4:09.21 horas, impondo-se à ucraniana Alina Tsviliy e à espanhola Julia Takács, segunda e terceira classificadas, respectivamente.

Inês Henriques já deteve o recorde do mundo (4:05.56 horas) desde 13 de Agosto de 2017, quando conquistou o título mundial, em Londres, mas Liang Rui retirou 1.20 minutos à sua marca (4:04.36), em 05 de Maio último, no Mundial de marcha por Nações, em Taicang, na China.

Esta foi a primeira vez que os 50 quilómetros de marcha integraram o programa feminino dos Europeus.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje a atleta Inês Henriques pela conquista do título europeu nos 50 quilómetros de marcha, em Berlim, numa mensagem divulgada no sítio oficial da Presidência na Internet.

“Depois do recorde do mundo da modalidade e do título mundial, ambos conquistados em 2017, uma vez mais a atleta portuguesa de marcha nos enche de orgulho e alegria. Agora, em Berlim, Inês Henriques veio confirmar o excelente resultado do ano passado em Londres, alcançando o título europeu dos 50 quilómetros de marcha”, escreveu o chefe de Estado.

Também o Governo congratulou já Inês Henriques pela conquista do título europeu, saudando ainda o seu treinador Jorge Miguel e a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

“O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, felicitam a atleta Inês Henriques pela sua fantástica vitória nos Europeus de atletismo de Berlim, conquistando a medalha de ouro nos 50 quilómetros de marcha femininos. Esta felicitação é, naturalmente, extensível ao seu treinador e a toda a equipa da FPA”, lê-se na mensagem enviada à agência Lusa.

“A atleta de Rio Maior, que tem habituado o país a outros grandes feitos na marcha, como foi a conquista do Mundial no ano passado, deixa assim mais uma marca indelével na história desta modalidade, alicerçando-se ainda mais como uma das principais figuras desta disciplina. A vitória da marchadora nacional, na primeira prova feminina da distância longa da marcha em Europeus, orgulha enormemente todos os portugueses, e os amantes de atletismo em particular”, lê-se ainda na nota dos responsáveis pela tutela do Desporto.

O município de Rio Maior também já felicitou a atleta na sua página no facebook.

Leia também...

Chamusca promove formação em integração sensorial para educadores e terapeutas

O Município da Chamusca promoveu uma formação no âmbito do “Curso de Introdução à Integração Sensorial” direccionada a educadores, terapeutas, técnicos da Equipa Multidisciplinar…

Morreu Vasco Tavares, tesoureiro do PSD de Rio Maior

Vasco Tavares, tesoureiro do PSD de Rio Maior, morreu vítima de doença súbita, no final da noite de quinta-feira, 3 de Dezembro, na sua…

Deduzida acusação contra professora de Abrantes suspeita de matar marido

O Ministério Público deduziu acusação contra uma professora de Abrantes suspeita de homicídio qualificado pela morte do marido, também professor, ocorrida em Agosto último,…

Vida e obra de Leal da Câmara em conferência por António Valdemar

A vida, a obra e a projecção de mestre Leal da Câmara (1876- 1948), um dos maiores panfletários da caricatura, em Portugal, em Espanha…