A riomaiorense Inês Henriques garantiu esta segunda-feira, 11 de Março, que está disposta a recorrer à justiça, caso se confirme a não inclusão nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 da prova de 50 quilómetros marcha, distância na qual é campeã europeia e mundial.

“Já entrei em contacto com o meu advogado, sei que a luta vai ser complicada, mas não tenho nada a perder”, disse a marchadora à agência Lusa, pouco depois de o conselho da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) ter divulgada a lista de mínimos para as provas olímpicas da modalidade sem esta distância no sector feminino.

A marchadora considera injusto que a IAAF esteja a “introduzir uma prova nova, a estafeta dos 400 metros mistos, e a deixar de fora os 50 quilómetros femininos, uma distância que no sector masculino conta com 60 participantes”.

Inês Henriques garante já ter informado a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e o Comité Olímpico de Portugal (COP) da sua intenção de recorrer à justiça, mas assume ainda não ter recebido qualquer resposta.

A atleta do CN Rio Maior sagrou-se em 2017 campeã mundial, e em 2018 campeã europeia da distância, que nunca esteve incluída no programa olímpico.

De acordo com uma nota divulgada hoje pelo conselho da IAAF, os atletas vão poder assegurar a presença em Tóquio2020 através da obtenção dos mínimos – que podem ser diferentes dos exigidos pela federação portuguesa – ou dos ‘rankings’ mundiais.

Leia também...

Golos madrugadores ditam sorte do jogo

Campeonato Nacional da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Santarém U. Santarém, 5 – Alcanenense, 0 Um golo de Pedro Augusto, logo aos…

Rugby Clube de Santarém cai de pé na final do Campeonato Nacional da 1ª divisão

O Rugby Clube de Santarém (RCS) perdeu por 19-15 a final do Campeonato Nacional da Primeira Divisão frente ao Clube Rugby (CR) de Évora,…

Maria Martins sagra-se Campeã Nacional de Fundo

Maria Martins (Drops-le Col) conquistou hoje o título nacional de fundo na categoria de elite, ganhando ao sprint a prova de 108,3 quilómetros, disputada…

Associação de Patinagem do Ribatejo elege novos corpos sociais

Paulo Brás foi eleito para um segundo mandato (até 2024) como presidente da Associação de Patinagem do Ribatejo (APR). O acto eleitoral para os…