O Bloco de Esquerda (BE) denunciou na passada sexta-feira, 19 de Novembro, a falta de condições na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Salvaterra de Magos, onde diz existirem infestações de ratos e baratas.

A denúncia surgiu na sequência de uma visita da deputada do BE eleita pelo círculo eleitoral de Santarém, Fabíola Cardoso, àquela unidade, onde a situação “é incomportável” e “demonstra a necessidade de investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, afirmou citada numa nota de imprensa.

De acordo com a deputada, “é nestas situações que se percebem os resultados da política de poupanças do governo PS”.

Fabíola Cardoso fez ainda uma interpelação sobre o caso ao Ministério da Saúde, na qual refere que “as infestações de roedores e de outras pragas, como baratas, danificam o mobiliário e os equipamentos clínicos existentes no interior da infra-estrutura”.

A situação, explica a bloquista no documento, “prende-se com uma requalificação que se iniciou em Junho de 2021 e cujo objectivo era proceder ao alargamento de uma casa de banho para pessoas com deficiência”, obra que entretanto terá sido suspensa.

Na nota, lê-se ainda que a paragem da obra “terá deixado expostos dois tubos”, que estarão na origem do problema. 

A deputada apontou ainda a existência de “um armário muito danificado, na sala destinada aos serviços de medicina dentária”, alegadamente, “devido a infiltrações de água”, situação que se “vem mantendo desde 2019”.

A comitiva bloquista integrou, além de Fabíola Cardoso, o vereador da autarquia Luís Gomes, o deputado municipal Luís Pereira e o vogal da Unidade Familiar Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, Ângelo Silva.

O grupo foi recebido pelo coordenador daquela unidade, Tiago Rodrigues.

De acordo com o ‘site’ do SNS, a UCSP de Salvaterra de Magos integra os polos de Fosso, Glória do Ribatejo e Marinhais e conta, no total, com sete médicos, 13 enfermeiros, 12 secretários clínicos e nove assistentes operacionais.

Leia também...

CIMLT recebe sete ventiladores para os Hospitais de Santarém e Vila Franca de Xira

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo recebeu na passada segunda-feira, 20 de Abril, os restantes sete ventiladores para distribuir pelos hospitais de Santarém…

HDS vai investir 30 mil euros em equipamentos no Bloco de Partos

A Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) aprovou o financiamento de cerca de 30 mil euros em equipamentos médicos para o bloco…

Utentes dizem ser “lamentável” que obras no hospital de Abrantes não avancem por falta de uma assinatura

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) considerou hoje “lamentável” que as obras de requalificação da Urgência do hospital de Abrantes,…

Centro de Saúde de Almeirim vai ser requalificado e ampliado

Investimento superior a quatro milhões de euros, tem como principal objetivo reforçar a resposta dos cuidados de saúde primários no concelho e deverá estar…