Foto ilustrativa

A primavera começa na quarta-feira com as previsões meteorológicas a apontarem para bom tempo, com céu limpo e temperaturas máximas que podem ser em algumas regiões do país acima dos 20 graus Celsius, como é o caso da região de Santarém.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o Equinócio da primavera começa na quarta-feira às 21:58 (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte.

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Joana Sanches, antecipa que o primeiro dia de primavera vai ser de bom tempo. “O bom tempo vai continuar como tem estado até aqui. Está previsto céu pouco nublado ou limpo, (..) e vento fraco a moderado”, disse.

As temperaturas em Santarém até à próxima semana vão oscilar entre os 20 e os 26 graus de máxima e os 6 e os 9 de temperatura mínima.

“Vamos ter também um acentuado arrefecimento nocturno”, disse a metereologista. A técnica do IPMA destacou ainda que pelo menos até ao fim de semana não está prevista precipitação.

A primavera “prolonga-se por 92,789 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 16:54 horas. Os instantes estão referenciados à hora legal de Portugal continental e Região Autónoma da Madeira”, refere no Observatório.

O equinócio, que é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assinala o começo da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul. Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Leia também...
Imagem ilustrativa

Bebé ferido gravemente em queda em piscina

ma criança, com pouco mais de um ano, ficou hoje ferida com…

Pedro Fernandes não se recandidata à presidência da UDS e apoia eventual candidatura de Pedro Patrício

Pedro Fernandes, presidente da direcção da União Desportiva de Santarém (UDS) e…

Município assinala 183 anos de elevação a concelho

O município de Vila Nova da Barquinha assinala na quarta-feira, 6 de…

Cartões clonados na caixa multibanco junto à Rodoviária

Várias pessoas foram lesadas em centenas de euros, nos últimos dias, depois…