Foto ilustrativa

A primavera começa na quarta-feira com as previsões meteorológicas a apontarem para bom tempo, com céu limpo e temperaturas máximas que podem ser em algumas regiões do país acima dos 20 graus Celsius, como é o caso da região de Santarém.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o Equinócio da primavera começa na quarta-feira às 21:58 (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte.

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Joana Sanches, antecipa que o primeiro dia de primavera vai ser de bom tempo. “O bom tempo vai continuar como tem estado até aqui. Está previsto céu pouco nublado ou limpo, (..) e vento fraco a moderado”, disse.

As temperaturas em Santarém até à próxima semana vão oscilar entre os 20 e os 26 graus de máxima e os 6 e os 9 de temperatura mínima.

“Vamos ter também um acentuado arrefecimento nocturno”, disse a metereologista. A técnica do IPMA destacou ainda que pelo menos até ao fim de semana não está prevista precipitação.

A primavera “prolonga-se por 92,789 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 16:54 horas. Os instantes estão referenciados à hora legal de Portugal continental e Região Autónoma da Madeira”, refere no Observatório.

O equinócio, que é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assinala o começo da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul. Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Leia também...

Salvaterra de Magos desinfecta e higieniza espaços públicos

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a proceder à desinfecção e higienização do espaço público, como medida de prevenção da propagação do…

Câmara de Coruche reduz horários e suspende actividades

A Câmara de Coruche anunciou hoje a redução do horário de atendimento e a suspensão de diversas actividades, no âmbito do Plano de Contingência…

Profissionais denunciam falta de material no HDS. Conselho de Administração nega

Alguns profissionais de saúde do Hospital Distrital de Santarém (HDS) denunciaram esta segunda-feira, 27 de Abril, falta de material de protecção individual, nomeadamente luvas…

Cerca de 50 pessoas reúnem-se para exigir alterações no Orçamento do Estado para 2020

Cerca de 50 pessoas reuniram-se na quarta-feira, 15 de Janeiro, numa Tribuna Pública promovida pelo MURPI – Movimento Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos,…