Os Institutos Politécnicos de Santarém e Tomar ocuparam 753 vagas das 1374 disponíveis na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior, segundo os dados divulgados pela Direcção-Geral do Ensino Superior.

O Instituto Politécnico de Santarém conseguiu que ocupar 560 vagas num total de 874 disponíveis, já no Instituto Politécnico de Tomar foram ocupadas 196 vagas em 500 disponíveis.

No Instituto Politécnico de Santarém apenas cinco cursos ficaram ocupados a 100% num total de 20. A Escola com mais vagas por ocupar é a Agrária com 114 vagas, na Escola de Educação ficaram 78 lugares vagos, na Escola de Gestão contabilizam-se 111 vagas e na Escola de Desporto de Rio Maior apenas 14 vagas não foram ocupadas.

No Instituto Politécnico de Tomar somente quatro cursos ficaram completos num total de 15 disponíveis. Na Escola de Gestão de Tomar ficaram por ocupar 75 vagas, na Escola de Tecnologia de Tomar sobraram 157 vagas e na Escola de Tecnologia de Abrantes 72 lugares ficaram vazios.

O número de colocados, a nível nacional, na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior aumentou para os 44.500 estudantes, 1,2% acima de 2018, revelam os dados oficiais que indicam ainda que mais de metade entrou na sua primeira opção.

Entraram 44.500 alunos para o ensino superior nesta primeira fase, o que representa a colocação de 87,2% dos 51.036 candidatos que este ano tentaram aceder ao ensino superior, de acordo com os dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) divulgados.

Do total, 27.280 entraram nas universidades e 17.220 nos institutos politécnicos, crescimentos de 0,9% e 1,5% respectivamente face ao ano anterior. O total de alunos colocados no curso da sua preferência (primeira opção) é de 23.625, o que equivale a 53,1% do total, um peso percentual ligeiramente inferior aos 54,7% de 2018.

A grande maioria dos candidatos conseguiu uma colocação num dos três primeiros cursos indicados como preferência. Os candidatos puderam concorrer a 1.087 cursos nas universidades e politécnicos públicos.

A segunda fase de candidaturas decorre entre 9 e 20 de Setembro e os resultados são divulgados a 26 de Setembro.

Leia também...

Ensino à distância regressa a partir de 8 de Fevereiro

O Governo aprovou em Conselho de Ministros um conjunto de medidas de…

Ordem dos Nutricionistas alerta para a falta de nutricionistas nas escolas

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas alerta para a falta de nutricionistas…

João Coroado eleito presidente do IPT

João Paulo Coroado é o novo presidente do Instituto Politécnico de Tomar…

Escola Superior de Educação de Santarém com curso pioneiro em Portugal para portadores de deficiência intelectual

Foi apresentado na manhã desta sexta-feira, dia 28 de Setembro, o curso…