O Semanário ‘Expresso’ avança esta sexta-feira que existe “um grupo de investidores privados” que tem vindo a estudar “aprofundadamente” a possibilidade do novo aeroporto se situar na região de Santarém.

O ‘Expresso’ adianta que os investidores “não precisam de investimento público” e que este será financiado “pelas taxas aeroportuárias em curso”.

Ao Estado, segundo o semanário, caberá “o necessário processo de licenciamento aeroportuário e na eventual atribuição do caráter e de investimento estratégico, do tipo Projeto de Interesse Nacional (PIN)”.

Segundo o ‘Expresso’, “há entre os investidores capital nacional e estrangeiro e um grande grupo português, cujo nome ainda  não foi revelado”.

Segundo o ‘Expresso’ esta nova localização “não tem problemas ambientais nem irá perturbar a vida das populações locais com poluição sonora, porque é uma zona muito pouco povoada. E asseguram que têm estudos realizados nos três últimos anos para o provar. Têm também propostas sobre o que fazer quanto às acessibilidades e dizem que o investimento adicional a fazer não é significativo”, refere o jornal.

Outra das mais valias para a escolha do local é a centralidade de Santarém e as acessibilidades que a servem (rodoviárias e ferroviárias), situando-se a “40 minutos” da estação do Oriente, “um tempo que, sublinham, compara bem com o que se pratica nos grandes aeroportos internacionais na ligação à capital”, sublinha o ‘Expresso’.

O semanário explica ainda que o novo aeroporto poderá ser construído “de forma modelar e por fases, arrancando de forma célere com uma pista e com capacidade para 10 milhões de passageiros. E depois, com o tempo e conforme a necessidade, evoluir para três pistas e transformar-se no novo aeroporto internacional, lugar hoje ocupado pelo Aeroporto  Humberto Delgado, em Lisboa”, lê-se na notícia.

O Correio do Ribatejo contactou o presidente da Câmara de Santarém sobre a noticia que o ‘Expresso’ hoje publica, mas Ricardo Gonçalves apontou razões de “confidencialidade” não podendo avançar, para já, com mais dados sobre a região poder rivalizar com o Montijo ou com Alcochete na localizxação do novo aeroporto.

Leia também...

Emigrantes são “alicerce da internacionalização da economia portuguesa”

O secretário de Estado das Comunidades afirmou ontem que os 5,8 milhões de emigrantes portugueses espalhados por 178 países são “alicerce da internacionalização da…

PSP identifica três pessoas por envolvimento em tiroteio

A PSP identificou três pessoas envolvidas num tiroteio ocorrido na quinta-feira à noite, 5 de Março, na cidade do Entroncamento, do qual resultaram danos…

Detido suspeito de balear mortalmente ex-companheira em Muge

A Polícia Judiciária confirmou que deteve, no Barreiro, um homem suspeito de ter baleado a ex-companheira na tarde de domingo na localidade de Muge,…

Correio do Ribatejo – 129 Anos: Celebrar os 129 anos do Correio do Ribatejo aqui e agora

Na ressaca do Ultimatum inglês de 11 de Janeiro de 1890 que desejava um Império Britânico do Cairo (hoje Egipto) ao Cabo (hoje África…