O Semanário ‘Expresso’ avança esta sexta-feira que existe “um grupo de investidores privados” que tem vindo a estudar “aprofundadamente” a possibilidade do novo aeroporto se situar na região de Santarém.
O ‘Expresso’ adianta que os investidores “não precisam de investimento público” e que este será financiado “pelas taxas aeroportuárias em curso”.
Ao Estado, segundo o semanário, caberá “o necessário processo de licenciamento aeroportuário e na eventual atribuição do caráter e de investimento estratégico, do tipo Projeto de Interesse Nacional (PIN)”.
Segundo o ‘Expresso’, “há entre os investidores capital nacional e estrangeiro e um grande grupo português, cujo nome ainda não foi revelado”.
Segundo o ‘Expresso’ esta nova localização “não tem problemas ambientais nem irá perturbar a vida das populações locais com poluição sonora, porque é uma zona muito pouco povoada. E asseguram que têm estudos realizados nos três últimos anos para o provar. Têm também propostas sobre o que fazer quanto às acessibilidades e dizem que o investimento adicional a fazer não é significativo”, refere o jornal.
Outra das mais valias para a escolha do local é a centralidade de Santarém e as acessibilidades que a servem (rodoviárias e ferroviárias), situando-se a “40 minutos” da estação do Oriente, “um tempo que, sublinham, compara bem com o que se pratica nos grandes aeroportos internacionais na ligação à capital”, sublinha o ‘Expresso’.
O semanário explica ainda que o novo aeroporto poderá ser construído “de forma modelar e por fases, arrancando de forma célere com uma pista e com capacidade para 10 milhões de passageiros. E depois, com o tempo e conforme a necessidade, evoluir para três pistas e transformar-se no novo aeroporto internacional, lugar hoje ocupado pelo Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa”, lê-se na notícia.
O Correio do Ribatejo contactou o presidente da Câmara de Santarém sobre a noticia que o ‘Expresso’ hoje publica, mas Ricardo Gonçalves apontou razões de “confidencialidade” não podendo avançar, para já, com mais dados sobre a região poder rivalizar com o Montijo ou com Alcochete na localizxação do novo aeroporto.