A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir 2,8 milhões de euros no reforço e protecção das fundações da Ponte Ferroviária sobre o Tejo, da Linha da Beira Baixa, em Abrantes, tendo consignado a empreitada na quarta-feira.
Em comunicado, a IP dá conta de que as obras de reforço e protecção das fundações da ponte, ao quilómetro 2,930 da Linha da Beira Baixa, têm um prazo de execução de 600 dias (20 meses), que começou a ser contado na quarta-feira, 17 de Novembro.
A empreitada, que tem como objectivo a “melhoria das condições estruturais” daquela ponte centenária, irá envolver, entre outros, trabalhos ao nível da “reabilitação dos aparelhos de apoio, reparação das alvenarias e cantarias dos pilares e encontros, protecção dos pilares (do P2 a P6), e execução de prismas de enrocamento de protecção contra a erosão, em torno de todos os pilares”.
Para a intervenção no troço que liga Abrantes à Guarda “não será necessário implementar restrições à circulação ferroviária”, refere a IP.
A ponte em causa cruza o rio Tejo no troço entre as estações de Abrantes e Alferrarede, foi construída em 1889 e entrou ao serviço em 1891. Com um comprimento de 428 metros, foi construída em metal, sendo parte da linha ferroviária da Beira Baixa.
A Ponte do Tejo na Linha da Beira Baixa foi objecto de uma intervenção de reforço em 1988, de modo a permitir a introdução de electrificação na via.
O concurso público para adjudicação da obra foi publicado em 22 de Janeiro de 2021 em Diário da República, com um preço base de 3,5 milhões de euros.