A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir 2,8 milhões de euros no reforço e protecção das fundações da Ponte Ferroviária sobre o Tejo, da Linha da Beira Baixa, em Abrantes, tendo consignado a empreitada na quarta-feira.

Em comunicado, a IP dá conta de que as obras de reforço e protecção das fundações da ponte, ao quilómetro 2,930 da Linha da Beira Baixa, têm um prazo de execução de 600 dias (20 meses), que começou a ser contado na quarta-feira, 17 de Novembro.

A empreitada, que tem como objectivo a “melhoria das condições estruturais” daquela ponte centenária, irá envolver, entre outros, trabalhos ao nível da “reabilitação dos aparelhos de apoio, reparação das alvenarias e cantarias dos pilares e encontros, protecção dos pilares (do P2 a P6), e execução de prismas de enrocamento de protecção contra a erosão, em torno de todos os pilares”.

Para a intervenção no troço que liga Abrantes à Guarda “não será necessário implementar restrições à circulação ferroviária”, refere a IP.

A ponte em causa cruza o rio Tejo no troço entre as estações de Abrantes e Alferrarede, foi construída em 1889 e entrou ao serviço em 1891. Com um comprimento de 428 metros, foi construída em metal, sendo parte da linha ferroviária da Beira Baixa.

A Ponte do Tejo na Linha da Beira Baixa foi objecto de uma intervenção de reforço em 1988, de modo a permitir a introdução de electrificação na via.

O concurso público para adjudicação da obra foi publicado em 22 de Janeiro de 2021 em Diário da República, com um preço base de 3,5 milhões de euros.

Leia também...

Nicarágua procura produtos alimentares portugueses no Ribatejo

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, realiza de 14…

Aprovado novo projecto de internacionalização para as empresas da região

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, acaba de ver…

Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, dá conferência no Rotary

Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh e vice-presidente da CAP, vai…

IP termina obra de reabilitação da Estação Ferroviária do Entroncamento

A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) deu por concluída as obras…