O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) implementou um programa de inovação pedagógica assente na dinamização de processos de co-criação que permitem aos docentes a melhoria da qualidade, da eficácia e da eficiência das suas práticas pedagógicas.

Segundo o IPS, este programa pretende através do uso de novas ferramentas e novos métodos e preparar os alunos para melhor entenderem as necessidades da sociedade, possibilitando a sua participação no desenvolvimento de soluções para desafios reais apresentados por organizações externas, que também vão integrar estas equipas.

O programa decorrerá com edições semestrais, até ao final do ano lectivo de 2022/2023, terá a participação de pelo menos 48 docentes do IPS que se especializarão como facilitadores nesta metodologia de co-criação e insere-se na 1º iniciativa do Programa de Inovação do IPSantarém, SEEKERS&SOLVERS, que será financiado pelo Compete2020 no âmbito do projeto LinkMe Up.

PUBLICIDADE

“Estes processos, desenvolvidos por equipas de alunos, enquadradas por um docente facilitador, abordarão desafios reais apresentados por organizações externas (empresas, associações, autarquias, IPSS’s, etc.) que também integrarão as equipas”, destaca uma nota do IPS

Neste primeiro semestre do projecto já se encontram a participar oito docentes, oriundos das cinco Escolas Superiores do Instituto, que se encontram a coordenar 23 processos de co-criação, que estão a ser desenvolvidos por 117 alunos, em conjunto com as 11 entidades externas que os apresentaram. Entre estas organizações externas encontram-se empresas privadas, uma empresa municipal, associações, uma entidade governamental e uma Santa Casa da Misericórdia.

Os processos práticos de co-criação decorrem durante um período de oito semanas, sendo expectável que no final as equipas possam apresentar propostas e caminhos de solução para os desafios apresentados.

Em Setembro um novo grupo de oito docentes irá começar a receber formação nesta metodologia e será aberto um novo período para ressecção de desafios por parte das organizações externas que queiram participar.

Este programa é a primeira iniciativa do SEEKERS&SOLVERS, Programa de Inovação do IPSantarém, e até Junho de 2023 será financiado pelo Compete2020 no âmbito do projeto LinkMe Up.

PUBLICIDADE
Leia também...

Corações com Coroa oferece bolsas de estudo a jovens raparigas de Santarém

A Corações com Coroa (CCC), Associação sem fins lucrativos e ONGD que…

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Governo vai ponderar entre hoje e quinta-feira encerramento de escolas

O Presidente da República afirmou que o Governo vai ponderar, entre hoje…

Praxes virtuais foram moda este ano lectivo

Este ano lectivo, por força da pandemia, as praxes académicas dos novos…