No dia em que ficamos sem participação portuguesa na 6.ª edição deste Santarém Ladies Open, com a eliminação de Matilde Jorge nos quartos-de-final,  o destaque vai mesmo para o excelente momento de forma da sul-africana Isabella Kruger, que, proveniente da fase de qualificação, já está nas meias-finais.

A jovem de 17 anos voltou a mostrar os seus argumentos ante Anna Kubareva, necessitando apenas de duas partidas para seguir em frente: 6-2 e 6-3 foram os parciais de um embate de sentido único no qual a promissora tenista foi liderando sem grandes dificuldades todos os pontos. Agora o derradeiro obstáculo antes da final é a japonesa Sakura Hosogi. A nipónica, que continua a ser muitíssimo regular, foi a responsável pelo afastamento da única resistente lusa, Matilde Jorge, derrotando a vimaranense por 6-0 e 7-6 (5). Com uma entrada muito aquém do que nos habituou, Matilde apenas no segundo set discutiu o resultado, mas acabou por cair perante uma jogadora muito completa e que tem solidificado o seu estatuto de uma das tenistas mais consistentes dos torneios disputados em Portugal este ano.

Na outra semifinal vão estar Vitalia Diatchenko e outra japonesa, Mai Hontama. A tenista de leste voltou a sentir dificuldades para fechar um encontro em dois sets, e, hoje, contra a norte-americana  Hina Inoue, precisou de aplicar para triunfar por 6-1, 1-6 e 6-3. Quanto a Hontama, que repetia com Anastasia Tikhonova a final do Porto Open 2021, foi novamente vencedora, desta feita por 6-0 e 7-6 (5). Acompanhada a partir de hoje pelo técnico, o brasileiro radicado no Japão, Daniel Higa, Hontama mostrou por que motivo é a 194.ª do ranking WTA e tem ainda uma margem de progressão muito grande.

Mas não é apenas nos singulares que se tem destacado. É que na variante de pares, Hontama e a australiana Maddison Inglis vão disputar a final com a holandesa Suzan Lamens e Anastasia Tikhonova. Nas meias-finais, Hontama e Inglis venceram as espanholas Bassols Ribera e Lázaro Garcia (6-3, 4-6 e 10-4), ao passo que Lamens e Tikhonova derrotaram as “carrascas” das irmãs Jorge, as norte-americanas Anna Rogers e Adriana Reami, por 6-1, 4-6 e 12-10.

As meias-finais de singulares começam a partir das 10 horas. A final de pares está prevista para não começar antes das 14 horas.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…