A infra-estrutura resulta de uma colaboração entre o sector público e privado, e tem como finalidade oferecer melhores condições aos estudantes.

Há uma nova residência de estudantes no centro histórico da cidade de Santarém. A residência de estudantes do ISLA Santarém – Instituto Politécnico foi inaugurada ontem, junto ao museu de São João de Alporão, e tem como objectivos “acolher, apoiar e inspirar” os estudantes da presente instituição de ensino superior privada.

A cerimónia contou com a presença de Fernando Alexandre (Ministro da Educação Ciência e Inovação), João Teixeira Leite (Presidente da Câmara Municipal de Santarém), Domingos Martinho (Presidente do ISLA Santarém), Manuel Damásio (Presidente do conselho de administração da Universidade Lusófona), Filipa Martinho (Administradora Delegada do ISLA Santarém), João Leitão (Presidente da Associação de Estudantes do ISLA Santarém), entre outras entidades académicas e regionais. 

“Há uma resposta muito importante que está a ser dada com recursos públicos, através do PRR. São mais de 500 milhões de euros investidos em 139 residências em todo o país e que vão gerar mais de 11 mil camas novas e 8 mil reabilitadas”, referiu Fernando Alexandre, que destacou a resposta dada pelo Governo ao desafio do alojamento para os estudantes, adiantando que em 2026, “passarão a existir no total 26 mil camas disponíveis”.

João Teixeira Leite sublinhou a importância da mobilização de recursos públicos no centro histórico da cidade, de modo que o investimento público “possa servir de efeito multiplicador, para que o privado faça o seu papel na sociedade”. O autarca felicitou ainda a decisão do Conselho de Ministros em considerar o ISLA Santarém, como Instituto Politécnico.

“Temos dois Politécnicos no concelho de Santarém, o que mostra a importância desta capital-distrito, mostra como os jovens estão a olhar para o ensino público e privado em Santarém, como uma oportunidade importante para evoluírem nas suas vidas pessoais”, defendeu.

Manuel Damásio referiu que a presente inauguração das instalações, representa uma trajectória iniciada há mais de dez anos pelo ISLA Santarém, “assente num modelo de recuperação e de entreajuda”, salientou.

Já para João Leitão, a infra-estrutura irá proporcionar condições de conforto, segurança e bem-estar que “contribuirá para o sucesso académico e para o desenvolvimento pessoal de cada estudante” e trará “benefícios para a vida académica da cidade, tornando-a mais inclusiva e enriquecedora”, reconheceu.

Situado na Rua Eng.º Zeferino Sarmento, junto ao museu de São João de Alporão, o alojamento dispõe de 35 camas, lavandaria, espaços de lazer, cozinha comum, sala de refeições, sala de estudo, parque de estacionamento (com um valor diário de três euros e mensal de 35 euros) e jardim.

O valor da mensalidade é de 265 euros, sendo ainda permitida a estadia diária a estudantes e a docentes do Instituto, no valor de 20 euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Carrinha do Cidadão vai servir populações mais distantes de Abrantes

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes entregou, no dia 30 de…

Joaquim Veríssimo Serrão homenageado no Cemitério dos Capuchos

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento do professor doutor Joaquim…

PJ deteve suspeito de abusar sexualmente de menor no concelho do Entroncamento

Um homem de 27 anos foi detido por ser suspeito de abusar…

Alcanena comemora 105 anos de fundação do concelho

O concelho de Alcanena comemora em 2019, 105 anos da fundação do…