A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo realizou ontem, quinta-feira, no restaurante ‘Amassa’, em Santarém, o último jantar vínico “Best of Tejo” deste ano de 2023 no Ribatejo, no qual participaram cerca de quatro dezenas de convidados.

A Confraria tem vindo a organizar, desde 2020, com interrupção na pandemia da Covid-19, um conjunto de jantares vínicos denominados “Best of Tejo”, no Ribatejo, que se estendem a Lisboa, ao restaurante da Ordem dos Engenheiros, intitulados “O Tejo à Prova na Ordem”, que no próximo dia 15 de Dezembro receberá o derradeiro jantar do ano, dedicado aos espumantes dos produtores Casa Cadaval, Companhia das Lezírias, Quinta do Casal Branco e Quinta da Lapa.

No “Best of Tejo” de ontem, no restaurante ‘Amassa’ em Santarém, estiveram à prova vinhos do produtor Zé da Leonor, Casa Agrícola Rebelo Lopes, Quinta Nova, Riachos, tendo a refeição sido composta por quatro momentos e outros tantos vinhos comentados pelo produtor Pedro Rebelo Lopes e pelo enólogo Filipe Sevinate Pinto.

Depois de uma ‘Welcome Drink’ – Zé da Leonor Rosé 2022 – seguiram-se as entradas, Brioche e o tártaro de vaca arouquesa e Bacalhau amanteigado, carpaccio de rabanete e azeite de salsa, harmonizadas com o ‘Leonor Branco Reserva 2021’.

O prato principal – Canneloni de Javali, Caviar e Trufa – foi acompanhado pelo ‘Espargal de D. Luís Tinto Reserva 2021 (Castelão)’.

Finalmente na sobremesa foi servido o ‘Zé da Leonor Tinto Reserva 2020’ para harmonizar com um Bonet (pudim flan de chocolate e amaretto com gelado de caramelo).

A Casa Agrícola Rebelo Lopes, localizada na Quinta Nova, em Riachos, concelho de Torres Novas, nasceu da vontade de congregar a experiência agrícola da família numa estrutura profissionalizada e organizada, que permitisse dar seguimento a um projecto de longa data.

Escolheram o Tejo como Região para o nosso projecto vitivinícola, e depois de instalada a vinha na Quinta Nova (em Riachos), na terra que foi dos seus antepassados, aí terminaram em 2013 a construção de uma adega moderna e funcional, onde aliaram as mais recentes técnicas e equipamentos do mercado a algumas prácticas tradicionais, permitindo hoje produzir vinhos de perfil moderno e de forte personalidade, com um cunho muito pessoal.

Nesta empresa familiar, em que são produzidos uva e vinho, mas também cereais e frutos secos, há uma forte aposta na qualidade e na sustentabilidade.

Hoje, passadas quatro gerações, plantaram uma nova vinha, construíram uma adega e produzem agora um vinho com a marca “Zé da Leonor”, que tal como o avô, revela o carácter e a forte personalidade que pretendem transmitir às próximas gerações. Mais recentemente lançaram um monocasta Castelão com a marca Espargal D. Luis, um Tinto Reserva.

Pedro Rebelo Lopes, gerente da empresa, é Geógrafo de formação, exerceu durante alguns anos como investigador e assistente universitário na área dos Riscos e Recursos Naturais, ramo em que tirou o seu Mestrado. Jovem Agricultor desde 2010 e dedicado hoje a diversas culturas agrícolas e ao sector agro-industrial, aprofundou os seus conhecimentos nos sectores da vinha e do vinho com uma Pós-Graduação em WineBusiness.

Quanto ao ‘Amassa’, de Francisco Calheiros, que acolheu este último “Best of Tejo” de 2023, abriu as suas portas em Junho de 2022. Define-se como cozinha mediterrânea, a cargo do chef Maurício Lage, com forte inspiração na gastronomia italiana e situa-se no coração do centro histórico de Santarém.

Sobre o Amassa escreveu o jornalista Fernando Melo no Evasões: “Tudo acontece numa cozinha bastante exposta perante os comensais, tudo é feito a partir do zero – incluindo massas e sobremesas e tudo é muito diferente. A tribo epicurista escalabitana chamou logo sua a esta casa e tem-na povoado com fervor desde o Verão de 2022. Não basta uma visita para aquilatar devidamente o tesouro gastronómico que diariamente se recria na generosa cozinha”.

O Amassa está agora aberto todos os dias, de segunda a domingo (domingo apenas ao almoço).

Leia também...

Mostra Gastronómica de Caça recebe apoio do Município de Santarém

A Junta de Freguesia de Póvoa da Isenta, em parceria com o…

Irmão de Ana Moura morre em despiste de motociclo em Coruche

O irmão da fadista Ana Moura, Bruno Moura Pereira, morreu na tarde…

Detenção por roubos em Santarém e Almeirim

O Comando Distrital de Santarém da PSP deteve, através da Esquadra de…

Semana do Piano do Conservatório de Música de Santarém abre com recital de Mário Laginha

A 2.ª Semana de Piano de Santarém, iniciativa do Conservatório de Música…