O 40º Festival Nacional de Gastronomia (FNG) arrancou ontem na Casa do Campino, em Santarém, com jantares preparados por chef’s, tasquinhas típicas de todo o país, animação, conferências e debates a acontecerem até dia 28.

O Festival Nacional de Gastronomia, que foi distinguido como “um dos 25 melhores festivais gastronómicos da Europa”, terá este ano em funcionamento 12 tasquinhas que representam municípios e regiões do continente e das ilhas, com uma delas destinada a restaurantes do concelho de Santarém, que, todos os dias, darão a conhecer a gastronomia da região.

Ao longo dos 11 dias do festival, decorrerão actividades como artesanato, música, espectáculos, apresentação de livros, debates, exposições, ‘showcookings’, conferências e vinhos.

Como “novidade” é apresentado o espaço “Livraria”, onde vão ser lançados livros e promovidas sessões de autógrafos sobre gastronomia e onde estará patente a exposição sobre a história dos 40 anos do Festival.

O evento, que disponibiliza um espaço para apoio a bebés e animação das crianças, inclui ainda vários concursos nacionais de pratos tradicionais.

Leia também...

Museu Diocesano assinala Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus

O Museu Diocesano de Santarém vai estar aberto no sábado até às 00:00, associando-se à Noite Europeia dos Museus, inaugurando, às 21:30, a exposição…

Santarém celebra o Tempo do Renascimento com jornada cultural

No próximo dia 8 de novembro, Santarém acolhe a jornada cultural “A Santarém do Tempo do Renascimento (1520-1590)”, uma iniciativa que pretende valorizar o…

“Sonho de uma noite de Verão” no Museu Nacional Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário será palco da peça “Sonho de uma noite de Verão” de Shakespeare, apresentada pelo grupo Fatias de Cá, com 5…

“Ferreira do Zêzere – Terra de Sentidos” premiado no Art & Tur

O vídeo promocional “Ferreira do Zêzere – Terra de Sentidos” foi galardoado no Art & Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, na…