A Associação da Casa-Memória de Camões retoma as suas actividades públicas no dia 10 de Junho, Dia de Camões, em Constância. Após sete longos meses em que as actividades estiveram suspensas devido à pandemia, será o Jardim-Horto de Camões a acolher as iniciativas programadas, por impossibilidade de utilização do auditório da Casa-Memória devido às limitações de espaço.

Nesse dia, pelas 15h00, decorrerá, junto ao Monumento a Camões recentemente reabilitado pela Associação, a tradicional cerimónia de homenagem ao épico, numa organização conjunta da Câmara Municipal, da Associação da Casa-Memória e do Agrupamento de Escolas do Concelho. Haverá deposição de coroas de flores e as intervenções do presidente da Câmara Municipal e do presidente da Direcção da Associação, seguindo-se um apontamento por alunos do Agrupamento de Escolas.

Pelas 18 horas, no Planetário de Ptolomeu do Jardim-Horto de Camões, também recentemente melhorado, decorre uma sessão da Tertúlia de Poesia da Casa-Memória, denominada ‘Camões revisitado’ ou, dito de outro modo, ‘Camões pela voz de outros poetas’. O objectivo é trazer à Tertúlia olhares sobre Camões (o homem, o poeta) e a sua obra, de uma forma muito abrangente, seja pela temática, pelo mote, pela forma, pela estrutura…

No dia 10 de Junho, como também é habitual, o Jardim-Horto estará de portas franqueadas, sendo gratuita a entrada e livre a participação nas actividades. Durante a tarde, Camões, ele próprio, representado pelo actor Carlos Petisca, proporcionará visitas guiadas ao Jardim a quem pretenda acompanhá-lo.

“Em Constância, celebrar Camões é natural. Porque a vila tem, como nenhuma outra terra em Portugal, uma relação privilegiada com a memória do nosso poeta maior – o que a distingue e enobrece”, destaca a organização.

Leia também...

Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo canceladas

Foto: ©Pedro Ribeiro / infoCoruche As Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que se iriam realizar no próximo mês de Agosto, em…

Ricardo Ribeiro apresenta “Respeitosa Mente” no Teatro Sá da Bandeira

Esta sexta-feira, pelas 21h30.

Festival do cogumelo volta a mostrar o melhor que a Parreira oferece

A VI edição do Festival do Cogumelo da Parreira arrancou a 3 de março e prolonga-se até ao próximo domingo, 5 de março. O evento de…

Inaugurada Exposição Comemorativa do Centenário de José Saramago na Sala de Leitura Bernardo Santareno

Foi inaugurada, no passado dia 22 de Julho, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, a Exposição Comemorativa do Centenário de José Saramago “José Saramago…