A Associação da Casa-Memória de Camões retoma as suas actividades públicas no dia 10 de Junho, Dia de Camões, em Constância. Após sete longos meses em que as actividades estiveram suspensas devido à pandemia, será o Jardim-Horto de Camões a acolher as iniciativas programadas, por impossibilidade de utilização do auditório da Casa-Memória devido às limitações de espaço.

Nesse dia, pelas 15h00, decorrerá, junto ao Monumento a Camões recentemente reabilitado pela Associação, a tradicional cerimónia de homenagem ao épico, numa organização conjunta da Câmara Municipal, da Associação da Casa-Memória e do Agrupamento de Escolas do Concelho. Haverá deposição de coroas de flores e as intervenções do presidente da Câmara Municipal e do presidente da Direcção da Associação, seguindo-se um apontamento por alunos do Agrupamento de Escolas.

Pelas 18 horas, no Planetário de Ptolomeu do Jardim-Horto de Camões, também recentemente melhorado, decorre uma sessão da Tertúlia de Poesia da Casa-Memória, denominada ‘Camões revisitado’ ou, dito de outro modo, ‘Camões pela voz de outros poetas’. O objectivo é trazer à Tertúlia olhares sobre Camões (o homem, o poeta) e a sua obra, de uma forma muito abrangente, seja pela temática, pelo mote, pela forma, pela estrutura…

No dia 10 de Junho, como também é habitual, o Jardim-Horto estará de portas franqueadas, sendo gratuita a entrada e livre a participação nas actividades. Durante a tarde, Camões, ele próprio, representado pelo actor Carlos Petisca, proporcionará visitas guiadas ao Jardim a quem pretenda acompanhá-lo.

“Em Constância, celebrar Camões é natural. Porque a vila tem, como nenhuma outra terra em Portugal, uma relação privilegiada com a memória do nosso poeta maior – o que a distingue e enobrece”, destaca a organização.

Leia também...

“O desenvolvimento das artes depende mais das acções individuais do que das políticas do Estado”

Entrevista a Alexandre Bento, músico Que impactos está a ter a pandemia…

164 anos do caminho de ferro em Portugal

Foto: Locomotiva “Andorinha” Ano de construção 1857, Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento,…

José Cid condecorado com grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique

Condecorado no dia em que completa 80 anos.

Alentejo e Ribatejo desejam rede completa dos Caminhos de Santiago no país

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) disse hoje…