A maioria dos bispos portugueses vai estar no sábado, em Fátima, com o Papa Francisco, para a recitação do terço na Capelinha das Aparições, que o pontífice vai fazer acompanhado de jovens reclusos e deficientes.
O Santuário de Fátima divulgou hoje à tarde a lista dos prelados portugueses com presença confirmada na Cova da Iria, constando os nomes dos titulares de todas as dioceses, à exceção de Leiria-Fátima, anfitriã da celebração, e de Lisboa, que recebe a Jornada Mundial da Juventude, os quais integrarão a comitiva que acompanhará o Papa Francisco a partir de Lisboa, o mesmo devendo acontecer com o futuro cardeal Américo Aguiar.
Sem bispo nomeado desde a saída de José Ornelas – atual bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) -, a diocese de Setúbal será representada pelo atual administrador diocesano, padre José Lobato.
Estará também o secretário da CEP, padre Manuel Barbosa, o bispo emérito de São Tomé e Príncipe, Manuel Mendes dos Santos, e o bispo de Mananjary (Madagáscar), José Alfredo Caires da Nóbrega.
Também o padre Filipe Diniz, diretor nacional da Pastoral Juvenil e responsável pela peregrinação que os símbolos da JMJ – Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – fizeram pelas dioceses portuguesas no último ano e meio, também tem presença anunciada na celebração de sábado em Fátima.
O Papa Francisco é esperado no Santuário de Fátima na manhã de sábado, para uma visita de cerca de duas horas, à margem do programa oficial da sua deslocação para a Jornada Mundial da Juventude, que encerra no domingo, em Lisboa.
Francisco viaja de Lisboa para Fátima num helicóptero da Força Aérea Portuguesa, estando a chegada prevista para as 08:50, regressando à capital às 11:00.